1° G.m

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (679 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo I

Belle époque
Após a Primeira Guerra Mundial , fins do século XIX até eclosão da guerra , esse período foi nomeado– de belle époque . A Europa conheceu grande florescimento cultural ,com o surgimento de várias e escolas artísticas e de jornais . A tecnologia tomou rumos surpreendentes como a invenção do motor de explosão empregando petróleo como combustível , o avião , o telégrafoe o telefone sem fio . O cinema também foi inventado nessa época .
Eram as classes médias e a burguesia que tinham acesso aos bens da belle époque . Os trabalhadores enfrentavam ura rotina nasfábricas e pedeciam sob péssimas condições de vida .
Esse cenário otimista encobria um período político marcado pela intensificação das rivalidades e tensões entre as nações . O clima de paz era apenasaparente. Nessa época foi estabelecida a política da paz armada , eternizada pela máxima dos romanos : Si vis pacem , para bellum (“Se queres paz , prepara-se para a guerra”) . Diverssos pontos deatrito organizavam-se de questões de interesse políticos , territoriais , econômicos e nacionalistas ou autonomistas , e , diplomaticamente era muito difícil solucionar tais questões .
1° Guerra MundialPrincipais Causas:
A morte do Aquiduque Francisco Ferdinando , em Saravejo, do Império Áustro – Húngaro foi o pretexto para o início da 1°G.M .
Choque de Imperialismo
Disputas que ainda não haviamsido totalmente resolvidas . Como as Partilhas das terras da África e da Ásia , Enquanto Inglaterra e França Ficaram com a maior parte desses territórios , Alemanha e Itália ficaram com a menor parte, com pouca área para explorar , isso causou grande descontentamento dos Alemães e Italianos .
Corrida Armamentista (Inglaterra e Alemanha) , Grande Investimento Militar , com isso a qualquermomento poderia se desencadear um conflito armado na região .
Questões Nacionalistas : Rússia queria a formação do ‘’Pan – Eslavismo’’ (movimento separatistas dos balcãs)
Alemanha Formar um grande...
tracking img