1°Escolas de enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2012 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escolas de Enfermagem

Trabalho apresentado ao curso de graduação enfermagem, da Faculdade Literatus – UNICEL como requisito parcial a obtenção de nota para aprovação na matéria de contexto histórico da enfermagem, ministrado pela professora:
Enfª Rosemary




Manaus
2012


Sumario




ConteúdoIntrodução.................................................................................................................................4
Período Florence Nightingale 4
Primeiras Escolas de Enfermagem 4
Sistema Nightingale de Ensino 4
Cruz Vermelha Brasileira 4
Primeiras Escolas de Enfermagem no Brasil 4
Conclusão............................................................................................................................... 11
ReferênciaBibliográfica..........................................................................................................12






















Introdução


A enfermagem desde os primórdios da humanidade foi dada como meio de preservar a vida e assim foi crescendo junto com a medicina, e a cada evolução que se tinha ela se aprimorava, passando assim por diversas etapas ateser a que conhecemos.
Mas nem sempre foi assim, antigamente, a enfermagem era um pobre serviço, sendo usada por profissionais desqualificados, sendo a ultima linha para um individuo. As enfermeiras eram dadas como as escorias da humanidade, mas em pleno Sec. XIX, surge a precursora da enfermagem atual, Florence Nightingale trouxe a sistematização e os cuidados de primeira a enfermagem,transformando os hospitais que eram antes um centro de doenças, em lugares confortáveis, próprios para a recuperação dos doentes.
Florence formou o Sistema Florence de Ensino, que fora aplicado as seguintes escolas de enfermagem vieram a se formar, trazendo assim a ordem que a enfermagem precisava para evoluir,













Período Florence Nightingale
Nascida a 12 de maio de 1820, emFlorença, Itália, era filha de ingleses. Possuía inteligência incomum, tenacidade de propósitos, determinação e perseverança - o que lhe permitia dialogar com políticos e oficiais do Exército, fazendo prevalecer suas idéias. Dominava com facilidade o inglês, o francês, o alemão, o italiano, além do grego e latim.
No desejo de realizar-se como enfermeira, passa o inverno de 1844 em Roma, estudando asatividades das Irmandades Católicas. Em 1849 faz uma viagem ao Egito e decide-se a servir a Deus, trabalhando em Kaiserswert, Alemanha, entre as diaconisas.
Decidida a seguir sua vocação, procura completar seus conhecimentos que julga ainda insuficientes. Visita o Hospital de Dublin dirigido pela Irmãs de Misericórdia, Ordem Católica de Enfermeiras, fundada 20 anos antes. Conhece as Irmãs deCaridade de São Vicente de Paulo, na Maison de la Providence em Paris.
Aos poucos vai se preparando para a sua grande missão. Em 1854, a Inglaterra, a França e a Turquia declaram guerra à Rússia: é a Guerra da Criméia. Os soldados acham-se no maior abandono. A mortalidade entre os hospitalizados é de 40%.
Florence partiu para Scutari com 38 voluntárias entre religiosas e leigas vindas de diferenteshospitais. Algumas enfermeiras foram despedidas por incapacidade de adaptação e principalmente por indisciplina. A mortalidade decresce de 40% para 2%. Os soldados fazem dela o seu anjo da guarda e ela será imortalizada como a "Dama da Lâmpada" porque, de lanterna na mão, percorre as enfermarias, atendendo os doentes. Durante a guerra contrai tifo e ao retornar da Criméia, em 1856, leva uma vida deinválida.
Dedica-se porém, com ardor, a trabalhos intelectuais. Pelos trabalhos na Criméia, recebe um prêmio do Governo Inglês e, graças a este prêmio, consegue iniciar o que para ela é a única maneira de mudar os destinos da Enfermagem - uma Escola de Enfermagem em 1959.
Após a guerra, Florence fundou uma escola de Enfermagem no Hospital Saint Thomas, que passou a servir de modelo para as...
tracking img