1 E 2 tessalonicenses

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2802 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Seminário das Assembléia de Deus do Ceará- STADEC |
Trabalho Teológico |
Disciplina: 1 e 2 Tessalonicenses |
Professor: Jean césar |
Alunas: Emylle Kaynar e Viltânia Silva Souza |
03/11/2012 |

Comentário e confrontação de alguns textos das cartas aos tessalonicenses segundo escreveu o apóstolo Paulo. |

“ Porque dele, por Ele e para Ele são todas as coisas, glória, pois, a Eleeternamente. Amém ”

Sumário

1. Introdução..................................................................03
2. Desenvolvimento.......................................................05
2.1. Comentário de 1Ts 4.13-18 ; 5.1-11................05
2.2. Comentário de 2Ts 1.7-11; 2.1-12....................08
2.3. Análise da Aparente Contradição entre 1Ts 4.13-18 e 2Ts2.1-12.................................................10
3. Conclusão..................................................................12
4. Bibliografia.................................................................13

3.

1.Introdução

É comum encontrarmos cristãos com dúvidas acerca da sua fé. Como um missionário experiente, Paulo sabia disso. Por essa razão, ele enviou Timóteode volta a Tessalônica logo depois de implantada a Igreja nesta cidade. Cabia a Timóteo descobrir como estava a jovem Igreja. A primeira epístola aos Tessalonicenses é a resposta paciente de Paulo àqueles cristãos. Ele reforça a mensagem básica do evangelho, instrui a Igreja na fé e apresenta aplicações práticas das verdades espirituais. Em um breve espaço, Paulo tratou de uma vasta gama dedoutrinas essenciais do cristianismo, mas, dentre elas, se destaca a explicação sobre a volta do Senhor.
Desde que havia escrito 1 Tessalonicenses, chegavam a Paulo relatos acerca do contínuo avanço da igreja tessalonicense, indicando a fidelidade desses irmãos ao evangelho. No entanto, também surgiram problemas doutrinários. Falsos mestres haviam começado a dizer aos cristãos que o Dia doSenhor já estava perto. Esses mestres estavam usando de maneira errada e talvez até distorcendo o ensino de Paulo de que o Dia do Senhor viria repentinamente. (1Ts5.2). É muito provável que, por causa disso, alguns dos cristãos haviam deixado de trabalhar e estivessem simplesmente esperando o Senhor regressar. A perseguição cada vez maior talvez também tenha ajudado a fomentar essas crenças radicaisacerca da segunda vinda.
Havia também uma parte de cristãos que estavam sendo influenciados com boatos de que Jesus já havia voltado. Nesse caso, todos eles haviam perdido aquele encontro com Ele e com seus irmãos já falecidos. Não desejando que os irmãos fossem seduzidos a aceitar um ensino errôneo, Paulo escreve uma segunda carta aos tessalonicenses, apresentando conhecimentos maisprofundos para combater falsas doutrinas. Assim como a primeira carta, a segunda foi elaborada para confortá-los com a verdade a respeito da volta de Cristo. Essa verdade, em contraste com o erro, mostra que o futuro dos cristãos está garantido. Diante disso, ele os exortou para que ficassem firmes em Cristo (2Ts2.13) e trabalhassem muito (2 Ts3.12), sempre esperando com paciência a volta de Cristo.Paulo identifica-se como o autor de 1 e 2 Tessalonicenses. Embora muitos dos primeiros pais da Igreja, entre eles Ireneu, Tertuliano e Clemente de Alexandria confirmem que essa carta foi escrita por Paulo, alguns estudiosos modernos questionam a autenticidade da carta. Estes afirmam que 1 e 2 Tessalonicenses ensinam doutrinas contraditórias sobre a segunda vinda, o que, segundo eles, põe emdúvida o fato de Paulo ser o autor das duas cartas. Porém, uma análise mais detalhada, a qual será feita ao longo deste trabalho, revela que as instruções das duas cartas acerca dos fins dos tempos são complementares, não contraditórias.

4. Desenvolvimento
5.1 Comentário de 1 Ts 4.13-18, 5.1-11
4.13-18:
Aparentemente, os irmãos de Tessalônica estavam com dúvidas a respeito do...
tracking img