1- Quando surgiu o clp?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (265 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Quando surgiu o CLP?
O primeiro CLP foi criado em 1968 quando a Associação BedFord, uma companhia em Bedford, desenvolveu um dispositivo chamado Controlador Modular Digital paraa General Motors (GM).

2- Que problema o CLP pretendia resolver inicialmente?
O MODICON (Modular Digital Controller), como foi chamado, foi desenvolvido para ajudar a GM com oobjetivo de eliminar o tradicional sistema de controle das máquinas baseado a relê. Como os relês são dispositivos mecânicos, possuem sua vida útil limitada. Também são um tipo deobstáculo, uma vez que em uma aplicação seja necessário milhares deles. Com tantos relês para trabalhar, o cabeamento e os problemas podem ser um tanto complicados.

3- Definasensores, controladores e atuadores.

Sensores: São os elementos responsáveis pela leitura do estado em que o processo se encontra. Os sensores (ou transdutores) medem grandezasmecânicas como de posição, de velocidade e aceleração; grandezas físicas como de temperatura, de fluxo, de nível e de pressão; grandezas químicas como de concentração, entre outras. Elesenviam para o controlador a atual situação do processo para que este possa tomar as medidas necessárias.

Controladores: São dispositivos concebidos para controlar e automatizarequipamentos e processos, devendo reagir e apresentar respostas a estímulos no menor tempo possível (operação em “tempo real”).

Atuadores: São elementos capazes de modificar grandezasfísicas no sistema ao qual pertence (geralmente produzindo movimento) atendendo a comandos que podem ser manuais ou automáticos. Nesse processo também acontece a conversão dediferentes tipos de energia, são exemplos de elementos atuadores: cilindros pneumáticos ou cilindros hidráulicos e motores (dispositivos rotativos com acionamento de diversas naturezas).
tracking img