1 Portif lio Paideia T picos de Filosofia e Educa o

894 palavras 4 páginas
Paideia: Tópicos de Filosofia e Educação - Atividade no Portfólio

Objetivo

• Promover uma análise textual e estabelecer vínculos entre a análise realizada e os conceitos de Areté, Paideia e Kalokagathia.

Descrição da atividade

Para a realização desta atividade, siga as etapas descritas a seguir:

1)Nesta primeira etapa, você deverá ler e analisar o excerto do poeta grego Tirteu:

Não lembraria, nem celebraria um homem pela excelência dos pés, nem da luta, nem se tivesse a estatura e a força dos Ciclopes, nem se, na corrida, vencesse o trácio Bóreas, nem se fosse no porte mais encantador que Titão, ou fosse mais rico do que Midas e Ciniras, nem se fosse mais poderoso do que Pélops, o Tantálida, e possuísse a doce língua de Adrasto, nem se tivesse todo o renome, exceto a coragem guerreira.
Pois nenhum homem é valente na guerra, se não suportar ver a matança sangrenta e não alcançar os inimigos, colocando-se perto.
Esta é a excelência, este é entre os homens o prêmio máximo, e o mais belo de um jovem obter.
Este é um bem comum para a cidade e para todo o povo.
Que um homem permaneça de pernas abertas, firme nas primeiras filas, e que se esqueça, completamente, a fuga vergonhosa

(TIRTEU apud OLIVEIRA, 2011, p. 6).

2)Nesta etapa, acesse o artigo indicado a seguir, o qual abriga a poesia citada anteriormente. Após acessar o artigo, consulte as páginas 6 e 7 e verifique a contextualização que a autora faz da poesia, sobre as variações de excelência que Tirteu se refere em seu texto e seu posicionamento contrário a elas.
• OLIVEIRA, L. L. Pequenos enfoques religiosos e mitológicos nas elegias de Tirteu. Revista Tessituras, n. 3, p. 1-10, jul. 201.
Disponível em: <http://revistatessituras.com.br/arquivo/Luciene%20Oliveira%20Pequenos+Enfoques+Religiosos.pdf>.
Acesso em: 23 jan. 2015.

3)Realizada a análise, você deverá escolher uma propaganda publicitária contemporânea que faça um elogio a uma das excelências citadas por Tirteu (força, riqueza etc.).

4)Escolhida a

Relacionados