1 Orgiem Da Topografia

257 palavras 2 páginas
UNIDADE I
1. Origem da Topografia
A topografia teve suas raízes no antigo Egito. Nas margens do Rio Nilo, após as cheias, os medidores de terra, topógrafos da época, restituíam as divisas entre as propriedades, que tinham sido destruídas.
No decorrer dos tempos as técnicas utilizadas pelos antigos egípcios, para demarcação de terras, foram se aperfeiçoando e hoje a topografia, além de dedicarse à demarcação e divisão de terras atua nas mais variadas atividades da engenharia. 1.1Topografia – consiste no conhecimento dos instrumentos e métodos que se destinam a efetuar a representação do terreno sobre uma superfície plana denominada de plano topográfico. A topografia é a descrição minuciosa e completa de um lugar. Formada por aglutinação de duas palavras gregas topos, lugar e grafia, descrição).
TOPOGRAFIA - a ciência que estuda a representação detalhada de um trecho da Terra, sem levar em conta a curvatura resultante da esfericidade terrestre. 1.2 Plano topográfico é um plano perpendicular a direção do fio do prumo num determinado ponto da superfície terrestre. O plano topográfico não deverá exceder a 50 km de raio. 2. Importância da Topografia e suas aplicações É de fundamental importância a contribuição da Topografia em qualquer obra de Engenharia, Arquitetura e outros ramos de atividades. No que se refere à Engenharia, é indispensável um correto estudo e conhecimento do terreno onde se pretende implantar uma obra. Deste conhecimento e de seu bom aproveitamento decorrerão consequências econômicas, técnicas e estéticas da obra. Até mesmo posteriormente, durante a fase de execução da obra, são indispensáveis os conhecimentos topográficos no seu acompanhamento.

Relacionados

  • Gestao ambiental
    12735 palavras | 51 páginas