1 INSTRU O CM RONALDO JUNIOR E GLEISON

1649 palavras 7 páginas
S.˙.
F.˙. U.˙.
Ref.: Trabalho da Primeira Instrução do Grau de Companheiro Maçom INTRODUÇÃO:
Companheiro é o segundo grau da maçonaria simbólica. O ingresso neste grau é denominado de Elevação. Situa-se entre o Aprendiz (primeiro grau de uma loja) e o de Mestre (terceiro grau de uma loja). O Companheiro-maçom foca seus estudos nas Ciências e nas Artes, sobretudo no que refere à Geometria. O grau de companheiro é simbolicamente voltado para a importância que o trabalho tem na formação do homem e da humanidade. A permanência neste grau varia de 06 meses a um ano e, durante este período, o Companheiro recebe instruções que lhe auxiliam na compreensão dos mistérios e alegorias.1

O Companheiro exalta o trabalho, impõe ação aos instrumentos colocados à sua disposição, como o maço e o cinzel, a régua, o compasso e o esquadro, o prumo e o nível, a alavanca, aprendendo a manejá-los com habilidade e dedicação, transformando em Pedra Cúbica a Pedra Bruta que já desbastara; escalando a escada do aprimoramento espiritual; lançando-se às profundezas dos mistérios de sua existência.
O Grau de Companheiro possui uma característica bastante forte de participação, de ação e criação em grupo, possibilitando o exercício da fraternidade com plenitude e ampliando a visão espiritual sobre a vida material.2

A Maçonaria, como sabemos, nasceu pela via do trabalho, muito mais operário que intelectual. Hoje, ao contrário, sua atuação se dá muito mais nos campos filosófico, espiritual e social. Mesmo assim, a perspectiva do trabalho não desaparece.

AS CINCO VIAGENS INICIÁTICAS:
O Aprendiz, ao ser elevado ao Segundo Grau, enfrentará mais cinco viagens; já venceu quatro, durante a cerimônia de sua Iniciação; somam, agora, nove viagens. Toda iniciação maçônica exige, de forma simbólica, a realização de viagens, que significam uma “trajetória” predeterminada. Toda viagem tem um ponto de partida e um de chegada.

1ª Viagem:
Na primeira viagem, o neófito leva consigo as duas ferramentas com

Relacionados