1 Frequ Ncia TMC F

1448 palavras 6 páginas
1ª Frequência 02/05/2013

Como estudou em aula e nas leituras obrigatórias suplementares, as principais teorias que emergiram das pesquisas empíricas sobre os mass media no seculo XX estão apresentadas no livro de referências que bem conhece.
- Neste sentido, e sabendo que a “teoria hipodérmica” se constitui como a primeira formulação teórica sobre os impactos dos mass media na sociedade, descreva-nos, clara e sucintamente:

1.1 - Como é definida esta teoria?
A teoria hipodérmica pode ser sintetizada com a afirmação “cada elemento do público é pessoal e indiretamente ‘atingido’ pela mensagem” (Wright, 1975, 79).
Além disso, essa teoria pode ser descrita como uma teoria da propaganda e sobre a propaganda. Esta teoria é um abordagem global aos mass media sendo indiferente á diversidade de meios e responde á pergunta: “Qual o efeito dos mass media na sociedade de massas?”.
Segundo este modelo, uma mensagem lançada pelos media é imediatamente aceite e espalhada entre todos os recetores, em igual proporção e serve, fundamentalmente para diferir o conceito de massas. Mais do que um modelo de comunicação, fala-se de uma teoria elaborada pela psicologia behaviorista pois o seu objetivo é o estudo do comportamento humano com a utilização de métodos experimentais das ciências naturais e biológicas.
Esta teoria resume-se a uma procura dos investigadores da medida exata dos efeitos produzidos pela comunicação social. A primeira teoria a surgir foi a dos efeitos ilimitados. A ideia subjacente é de que os efeitos da comunicação de massas se aplicam de um modo direto e irreversível sobre cada elemento do público, que é pessoal e diretamente afetado pela mensagem. Os efeitos da propaganda durante a primeira guerra mundial serviram para confirmar este modelo, também largamente influenciado pelas correntes da psicologia behaviourista. Outro nome deste modelo explicativo do processo de comunicação é o de Teoria das balas mágicas, fundado no conceito de que o processo de

Relacionados