1. Descobrir a quantidade necessária de NaOH para produzir 25ml de solução a 1,5mol/L

318 palavras 2 páginas
Passo a passo:
1. Descobrir a quantidade necessária de NaOH para produzir 25ml de solução a 1,5mol/L
Sendo a massa molar de NaOH equivalente a 40g/mol, em 1,5 mol temos 60g. Entretanto, este valor é igual a litros da solução, e, para o experimento, a quantidade necessária eram 0,025L. Logo:
60g fazem 1l de solução
X gramas fazem 0,025l de solução

A quantidade necessária de NaOH para 25ml de solução a 1,5mol/L é 1,5g.

2. Foi separado 1,550g de NaOH para a realização do experimento, pois, sendo a base sólida, é impossível coletar exatamente 1,5g.

3. Após pesar e colocar as pedrinhas de NaOH dentro do béquer, adiciona-se água devagar até que todo o conteúdo tenha sido dissolvido – tomando cuidado para que a solução aquosa mantenha medidas de preferência inferiores à metade do béquer, pois, caso a quantidade de água ultrapasse a medida, a concentração de base dentro da solução aquosa fica inferior à desejada.

a. A equação química deste fenômeno não representa uma reação química, mas sim física. Trata-se da dissociação dos íons Na+ e OH- na água.

NaOH(s) --> Na+(aq) + OH-(aq) + H2O

4. Observa-se que, enquanto a base é dissolvida, a temperatura da solução aumenta expressivamente.

5. Após a dissolução, a solução aquosa é transparente e inodora.

6. Finalmente, quando a solução já está em temperatura ambiente, ela é misturada com mais água dentro de um balão volumétrico de 25ml.

7. Por fim, separa-se 15ml de solução com uma pipeta graduada, onde, introduzida num balão volumétrico maior e misturada com 235ml de água, resulta em uma solução aquosa de 250ml (calcula-se que a concentração final da solução de 250ml seja 0,150mol/L).

Relacionados