1) Considerando o grau de mobilidade, como pode ser classificada a articulação do ombro e qual é o tipo morfológico dessa articulação?

O ombro é uma articulação tipo esferoide, possuindomovimentos nos três planos: sagital, frontal e transverso. Fazem parte dessa articulação os ossos: úmero, escápula e clavícula, quatro articulações a esternoclavicular, acromioclavicular, glenoumeral e aescapulo-torácica. O complexo do ombro possui quatro grupos de movimento, no plano sagital: flexão, extensão e hiperextensão; no plano frontal: abdução e adução; e no plano transverso: rotação medial erotação lateral; abdução horizontal e adução horizontal e circundação.
Articulação esternoclavicular: A articulação esternoclavicular é a que conecta o membro superior ao esqueleto axial,especificamente a extremidade esternal com o manúbrio do esterno. É uma articulação tipo selar com três graus de liberdade, existe um disco entre as duas superfícies ósseas e a cápsula é mais espessa anteriormenteque posteriormente.
Articulação acromioclavicular: A articulação acromioclavicular é uma articulação artrodial, envolvendo a extremidade acromial da clavícula e o acrômio, esta articulação possuitrês liberdades de movimento, e é nessa articulação que concentra a maioria dos movimentos da escápula. A estabilidade é conferida pelos ligamentos acromioclavicular, coracoclavicular com a sua divisãoem: trapezóide e conóide A articulação acromioclavicular realiza um movimento de rotação, desencadeada pela tensão do ligamento coracoclavicular à medida que a escápula roda lateralmente na abdução dobraço, realiza uma rotação para cima e para baixo de aproximadamente 60º, realiza também os movimentos de protração e retração com aproximadamente 30 a 50º e movimentos para cima e para baixo ouelevação e depressão de aproximadamente 30º.
Articulação escapulotorácica: A escápula faz contato com o tórax por meio da articulação escapulotorácica, a escápula está aderida a dois músculos, o... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 05). 1) Considerando o grau de mobilidade, como pode ser classificada a articulação do ombro e qual é o tipo morfológico dessa articulação?. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/1-Considerando-o-Grau-De-Mobilidade-Como/838326.html

MLA

"1) Considerando o grau de mobilidade, como pode ser classificada a articulação do ombro e qual é o tipo morfológico dessa articulação?" TrabalhosFeitos.com. 05 2013. 2013. 05 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/1-Considerando-o-Grau-De-Mobilidade-Como/838326.html>.

MLA 7

"1) Considerando o grau de mobilidade, como pode ser classificada a articulação do ombro e qual é o tipo morfológico dessa articulação?." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2013. Web. 05 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/1-Considerando-o-Grau-De-Mobilidade-Como/838326.html>.

CHICAGO

"1) Considerando o grau de mobilidade, como pode ser classificada a articulação do ombro e qual é o tipo morfológico dessa articulação?." TrabalhosFeitos.com. 05, 2013. Acessado 05, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/1-Considerando-o-Grau-De-Mobilidade-Como/838326.html.