1) Considerando o grau de mobilidade, como pode ser classificada a articulação do ombro e qual é o tipo morfológico dessa articulação?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 9 (2105 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 3 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Considerando o grau de mobilidade, como pode ser classificada a articulação do ombro e qual é o tipo morfológico dessa articulação?

O ombro é uma articulação tipo esferoide, possuindo movimentos nos três planos: sagital, frontal e transverso. Fazem parte dessa articulação os ossos: úmero, escápula e clavícula, quatro articulações a esternoclavicular, acromioclavicular, glenoumeral e aescapulo-torácica. O complexo do ombro possui quatro grupos de movimento, no plano sagital: flexão, extensão e hiperextensão; no plano frontal: abdução e adução; e no plano transverso: rotação medial e rotação lateral; abdução horizontal e adução horizontal e circundação.
Articulação esternoclavicular: A articulação esternoclavicular é a que conecta o membro superior ao esqueleto axial,especificamente a extremidade esternal com o manúbrio do esterno. É uma articulação tipo selar com três graus de liberdade, existe um disco entre as duas superfícies ósseas e a cápsula é mais espessa anteriormente que posteriormente.
Articulação acromioclavicular: A articulação acromioclavicular é uma articulação artrodial, envolvendo a extremidade acromial da clavícula e o acrômio, esta articulação possuitrês liberdades de movimento, e é nessa articulação que concentra a maioria dos movimentos da escápula. A estabilidade é conferida pelos ligamentos acromioclavicular, coracoclavicular com a sua divisão em: trapezóide e conóide A articulação acromioclavicular realiza um movimento de rotação, desencadeada pela tensão do ligamento coracoclavicular à medida que a escápula roda lateralmente na abdução dobraço, realiza uma rotação para cima e para baixo de aproximadamente 60º, realiza também os movimentos de protração e retração com aproximadamente 30 a 50º e movimentos para cima e para baixo ou elevação e depressão de aproximadamente 30º.
Articulação escapulotorácica: A escápula faz contato com o tórax por meio da articulação escapulotorácica, a escápula está aderida a dois músculos, o serrátilanterior e o subescapular. A escápula se movimenta sobre o tórax como consequência de ações nas articulações acromioclavicular e esternoclavicular. Isso resulta numa amplitude de movimento para a articulação escapulotorácica de aproximadamente 60º para 180º de abdução ou flexã.
Articulação glenoumeral: A articulação glenoumeral é formada pela cabeça do úmero e a cavidade glenóide, é umaarticulação sinovial tipo esferoide (bola e soqueta), possui quatro liberdades de movimento e pouca estabilidade óssea, sua estabilização é dependente de ações musculares. Na articulação glenoumeral a parte côncava é representada pela cavidade glenóide, enquanto a convexa é pela cabeça do úmero, somente uma pequena parte desta fica em contato com a cavidade glenóide, favorecendo grandes amplitudes demovimento e instabilidade.

2) Quais são as articulações que compõem o complexo articular da cintura escapular? Quais são os movimentos do ombro, levando-se em conta as articulações da cintura escapular?
Considerando a cintura escapular, temos então, cinco articulações que devemos considerar para estudo, são elas: Articulação Glenoumeral (sinovial-esteroide triaxial) Articulação Subacromial, conhecidacomo uma falsa articulação, Articulação Escapulo-Torácica (plana-anaxial), Articulação acromioclavicular (plana-anaxial) e Articulação Esternoclavicular. Os movimentos do ombro em relação a cintura escapular são: flexão e extensão no plano mediano em torno do eixo lateral; abdução e adução no plano frontal em torno do eixo anteroposterior; rotação medial e lateral no plano horizontal em torno doeixo longitudinal; adução e abdução horizontal no plano horizontal em torno do eixo longitudinal e cincundução.

3) Considerando o grau de mobilidade, como pode ser classificada a articulação do cotovelo e qual é o tipo morfológico dessa articulação?
O cotovelo é sinovial, monoaxial, do tipo gínglimo, e possui três articulações contidas em uma capsula articular comum formando uma unidade...
tracking img