1 Concepção de homem a partir da idade moderna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (329 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 CONCEPÇÃO DE HOMEM A PARTIR DA IDADE MODERNA
Num primeiro momento a Idade Moderna pode parecer um tanto confusa por conta dos vários acontecimentos históricos ocorridos naquela época. Em meadosdos séculos XVI e XVIII, esses acontecimentos propiciaram uma nova percepção de mundo, encurtar distancia desvendar a natureza, lançar mares nunca antes navegados foram apenas algumas das poucasrealizações que definem esse momento histórico.
As descobertas de novas rotas marítimas e novas terras abriram caminho para as comunicações com todo do mundo, além de contribuir para o acumulo de capitaisna Europa, também foi importante para o aumento da dinâmica do comercio intercontinental, com isso as ações econômicas tomadas em lugar começam a ter repercussão mundial.
Esses acontecimentos alteramcompletamente a política, a cultura, a economia e consequentemente a visão do homem, que até então era visto como uma criatura frágil, submissa à vontade de Deus, e passa a cogitar a possibilidade debuscar novos conhecimentos, novas culturas, a questionar os fatos, enfim a razão é acompanhada pelo espírito critico, desprezando a ignorância, tendenciando a um equilíbrio entre a natureza humana e arazão.
Na religião, a Reforma Protestante, marcou o processo de decadência da Igreja, a principal representante da ordem feudal, adequando a religião aos Tempos Modernos. O homem então “perde” umadas suas principais características daquela época, a visão teocêntrica
Na política, a formação das monarquias nacionais iniciada durante a Baixa Idade Média, submetendo a nobreza e a Igreja,consolidou-se na Idade Moderna, com o surgimento dos Estados Absolutos.
Contudo, o mundo passou por enormes mudanças, o espírito investigativo dos cientistas e filósofos e a Revolução Industrial, mudou empouquíssimo tempo a mentalidade de empresários, operários, mudanças que são sentidas até os dias atuais.

REFERÊNCIAS
SOUSA, Rainer. Idade Moderna. 2011. Disponível em: . Acesso em: 26 abril de...
tracking img