1 Conceitue miologia e m sculo

1668 palavras 7 páginas
1 Conceitue miologia e músculo.
A miologia é a parte da anatomia responsável por estudar os músculos e seus anexos. O músculo é definido como uma estrutura anatômica capaz de se contrair quando devidamente estimulado, em outras palavras, é capaz de diminuir sua longitude mediante um estímulo.
2 Qual a função dos músculos?
Movimentação do corpo, Estabilização corporal, Regulação do volume dos órgãos, Movimentação de substâncias no corpo, Produção de calor;

3Diferencie músculos longos, curtos e largos.

a) Longos: quando o comprimento prodomina sobre a largura e espessura. Ex: Bíceps.
b) Largos: quando duas medidas se eqüivalem (comprimento e largura predominam sobre a espessura). Ex: Rombóide.
c) Curtos: as três medidas se eqüivalem . Ex: Quadrado Femural.

4 Qual a diferença entre ventre muscular e tendão?
VENTRE é a parte carnosa, constituída por fibras musculares que se contraem.
TENDÃO é a parte não contrátil e esta localizado nas extremidades dos músculos. É composto de tecido conjuntivo resistente e esbranquiçado.
5 Como se classificam os músculos quanto ao controle do Sistema Nervoso e aspecto histológico?
Voluntários: o impulso (potencial de ação) de contração resulta de um ato de vontade própria. 1.2 – Involuntários: o impulso nervoso não resulta de um ato de vontade (sem controle consciente)., – Estriado cardíaco: compõem a camada média da parede do coração (miocárdio). – Estriado esquelético: movimentam os ossos, articulações e pele.
6 Cite e conceitue os elementos que constituem os músculos estriados esqueléticos. todos os músculos esqueléticos, em geral chamados apenas de “músculos”, têm porções carnosas, avermelhadas e contráteis (um ou mais ventres musculares ou cabeças) formadas por músculo estriado esquelético.

Alguns músculos são carnosos em toda a sua extensão, mas a maioria também tem porções brancas não contráteis (tendões), compostas principalmente de feixes colágenos que garantem um meio de inserção.

Ao se referir ao comprimento

Relacionados