1 Atividde De Teoria Da Literatura Llll

512 palavras 3 páginas
Atividade á distância I
Teoria da Literatura IV Atividade á distância I – valor 10 pontos
Estudo Dirigido sobre Estilística Depois das leituras realizadas sobre Estilística no texto Introdução ao estudo das correntes intrínsecas da crítica literária no século XX e nos demais textos disponíveis na biblioteca do curso, responda de forma objetiva ao estudo dirigido conforme indicado.

1- Questão 01 (valor: 05 pontos) Leia com atenção os dois textos abaixo: TEXTO I
Lugar sertão se divulga: é onde os pastos carecem de fechos; onde um pode torar dez, quinze léguas, sem topar com casa de morador; e onde criminoso vive seu cristo-jesus, arredado do arrocho de autoridade. O Urucuia vem dos montões oestes. Mas, hoje, na beira dele tudo dá – fazendões de fazendas, almargem devargens de bom render, as vazantes; culturas que vão de mata em mata, madeiras de grossura, até ainda virgens dessas lá há. O gerais corre em volta. Esses são sem tamanho. Enfim, cada um o que quer aprova, o senhor sabe: pão ou pães é questão de opiniães... O sertão está em toda parte.
ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas
TEXTO II
Sertão é palavra nossa, não tem em língua estrangeira. Sertão é sertão. Há quem diga que venha de “dessertão”: miolo de nação onde o mato é grande e a população é pouca. O reverso da cidade, o avesso da civilização. “Nosso mar interior”, para o antropólogo Darcy Ribeiro, área vasta e seca que se estende pelas beiradas do Rio São Francisco, mas nunca encontra o oceano. O sertão de Minas é chamado de Campos Gerais – os gerais. Começam acima das cidades de Corinto e Curvelo e se alargam pelo noroeste até se molhar nas águas escuras do rio Carinhanha, até esbarrar nas serras de Goiás, até se debruçar sobre as terras da Bahia.
Revista Terra, 09/05, p. 34.
Os textos I e II focalizam o sertão valendo-se de gêneros textuais diferentes. Apresente uma diferença de linguagem que caracteriza os gêneros de cada um dos textos, exemplificando-a com, pelo menos, uma passagem

Relacionados