1.1 A importância do isolamento térmico e acústico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4997 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO 1

Introdução


1. A importância do Isolamento térmico e Acústico:

Os trabalhos e estudos desenvolvidos referentes ao tema deste trabalho são bastante abrangentes no que diz respeito ao conforto, pois a norma norte americana de conforto conceitua conforto como estado mental que expressa satisfação do indivíduo em relação ao ambiente que este se encontra. Este conceito pode seraplicado aos confortos acústico, lumínico e térmico.
A criação de um local com as características ideais não é uma tarefa muito simples e comum, sendo assim há a necessidade que se leve em conta o espaço e a habitabilidade do usuário quanto à temperatura e a velocidade do ar que o cerca.
A análise do conforto, que é diferente de um indivíduo para outro, tem como objetivo formular estratégias queatendam aos requisitos técnicos construtivos de isolamento acústico, lumínico e térmico, sendo assim servem de referência as seguintes situações:
(Ter disponível uma quantidade maior de luz natural, através dos ambientes, tendo como conseqüência uma maior entrada de calor e maior ventilação;
(Usar ventilação cruzada, tendo como conseqüência uma maior entrada de ruídos externos;
(Terdisponível maior iluminação natural para que ocorra menor consumo de energia elétrica seguida pelo aumento do uso das tecnologias de refrigeração artificial do ar.
Analisando de maneira geral os itens acima, há uma situação que a utilização de meios naturais para aumentar o conforto lumínico, acarretou em um problema. Este tipo de situação torna importantíssima e necessária uma análise para cada projeto,pois em algumas situações é louvável o investimento em materiais que atenuem o fluxo térmico e fluxo de ruídos para o ambiente que o individuo está.
Há 18 anos atrás foi discutida a necessidade de normalização sobre o desempenho térmico e acústico nas edificações, e a partir de 1997 foi feito um contrato com a FINESP para a criação e o desenvolvimento de uma normalização abrangendo a área deconforto ambiental.


2. Objetivo:

A situação de elaboração deste trabalho tem como objetivo analisar, criticar e principalmente visualizar o Desempenho das Edificações com relação ao conforto acústico, conforto térmico, tipos de materiais a serem utilizados nas edificações para ter como resultado um excelente conforto ambiental.


1.3 O trabalho:

Apresenta uma parte em que há umaintrodução da importância de conforto acústico, térmico e lumínico; uma segunda parte que caracteriza os critérios e requisitos do conforto acústico (tipos de materiais); a terceira parte apresenta mais materiais, sendo responsáveis pelo conforto térmico das edificações; a quarta parte apresenta estudos e situações focados em tratamento de edificações com conforto acústico.
CAPÍTULO 2


ConfortoAcústico

2.1 INTRODUÇÃO

Vários estudos relacionados ao isolamento térmico e acústico, demonstram que a ausência destes em uma edificação é a principal causa da queda de produtividade dos funcionários, havendo a necessidade de estabelecer critérios do que vem a ser conforto.
De acordo com o projeto de norma 02.136.01-001/1 – Desempenho de Edifícios Habitacionais de até cinco pavimentos. Parte 1:Requisitos gerais (ABNT, 2007), as edificações devem apresentar um adequado isolamento acústico das vedações externas, a fim de propiciar condições propícias em dormitórios, para atividades intelectuais, descanso e lazer doméstico em salas de estar e de privacidade em qualquer cômodo, com relação aos ruídos externos à habitação.
O conforto acústico está estritamente relacionado ao bem-estar, saúde ehabitabilidade. A sua ausência influência negativamente a capacidade de concentração dos indivíduos relacionados aos ambientes a que se referem, diminuindo por conseqüência a sua produtividade.
O ser humano tem como características das suas atividades o ruído, originários de várias fontes, mais na maioria das vezes este desconforto acústico (ruído) é causado pelo tráfego de veículos auto...
tracking img