1) À época do brasil ainda como colônia de portugal, quem eram os responsáveis pelo recolhimento dos tributos antes da constituição do banco do brasil?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2764 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EM SAÚDE
MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

O CONCEITO DO PÚBLICO E O PRIVADO E SUAS IMPLICAÇÕES NA GESTÃO PÚBLICA

ACADÊMICA
ÉDINA SANDER DA ROSA

Maringá – PR

2011

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EMGESTÃO EM SAÚDE
MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

O CONCEITO DO PÚBLICO E O PRIVADO E SUAS IMPLICAÇÕES NA GESTÃO PÚBLICA

ACADÊMICA
ÉDINA SANDER DA ROSA

Trabalho apresentado como exigência parcial para avaliação periódica na disciplina O Público e o Privado na Gestão Pública Gestão Pública do Curso de Especialização Lato Sensu Gestão em Saúde, oferecido pela UniversidadeEstadual de Maringá - PR, sob a orientação do Profº. Ivan Aparecido Ruiz e Profº. Osmar Gasparetto

Maringá – PR

2011

RESUMO

Em um momento em que as formas de relacionamento entre o Estado e a Sociedade são um dos temas relevantes no debate político do país, parece oportuno que sejam apresentados e explorados mais a fundo os conceitos de público e privado, bem como a evolução destes conceitosao longo da história da cultura ocidental.
Palavras-chaves: Público, privado, conceito, tempo.

ABSTRACT
Well into just a minute wherein the figures as of connection amidst the estate AND the association they are one of the issues relevant at the brainstorming political of the country, it looks opportune than it is to they may be presented and explored more the one backdrop the concepts asof audience and private, as well as the development of these concepts to the long from the history from the crop occidental.
Key words: Audience, private, concept, amount of time.

Texto elaborado a partir das normas da ABNT para as aulas de Pós-graduação do Curso de Gestão Pública em Saúde Conferindo a aluna Édina Sander da Rosa, bacharel em Terapia Ocupacional, área de atuação: TerapeutaOcupacional na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionai (APAE) de Bom Sucesso – PR e acadêmica do Curso de Gestão em Saúde pela UEM o titulo de Especialista


INTRODUÇÃO


O objetivo deste trabalho é discutir, brevemente, as relações entre o público e o privado no contexto das políticas Públicas no Brasil. Para isso, será apresentado um breve histórico dessas políticas, ressaltando astransformações das relações público-privado ao longo do tempo. Em seguida, será discutido sobre a influência de desigualdades sociais extremadas, como as verificadas no Brasil, sobre as relações e também sobre os efeitos da atual crise do Estado capitalista, no mundo e no Brasil em particular, sobre a delimitação dos espaços públicos e privados será discutida.

CONCEITO SOBRE O PÚBLICO E O PRIVADOSegundo Wittgenstein (2002) apud Rafael Brito (2005) o publico e o privado se desenvolve em direção a uma concepção, cada vez mais atenta ao caráter necessariamente público da linguagem. Os conceitos, de público e privado, são fundamentais para a compreensão dos momentos decisivos do desenvolvimento filosófico e de sua filosofia como um todo.

Cruz (1994) fala em seu texto que o termopúblico e privado surgem no Império Romano e se referem, respectivamente, ao Direito Público e ao Direito Privado que são as pedras fundamentais do Direito Romano, que é, por sua vez, o fundamento de todo o Direito da civilização ocidental.

A conceituação do que seja público remonta à civilização grega. Na polis grega o espaço público é a esfera de ação do cidadão, é o espaço onde se compete porreconhecimento, precedência e aclamação de idéias. É nesse ambiente, com condições de homogeneidade moral e política e de ausência de anonimato, que existe a perseguição da excelência entre os iguais. Por oposição, o espaço privado é onde se dão as relações entre os que não são cidadãos, os comerciantes, as mulheres, os escravos.

Pode-se perceber que na sua origem o termo público remete à...
tracking img