1º totalitarismo na europa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (399 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Totalitarismo na Europa

O século XX assistiu à ascensão e declínio de diversos regimes totalitários na Europa, conduzidos por ditadores como Adolf Hitler (Nazismo na Alemanha), Benito Mussolini(Fascismo na Itália), General Franco (Franquismo na Espanha) e Salazar (Salazarismo em Portugal)
É um regime político baseado na extensão do poder do Estado a todos os níveis e aspectos dasociedade ("Estado Total", "Estado Máximo").

O Nazismo na Alemanha

O termo Nazismo (do alemão: Nationalsozialismus) designa a política da ditadura que governou a Alemanha de 1933 a 1945. O nazismoé freqüentemente associado ao fascismo, embora os nazistas dissessem praticar uma forma nacionalista e totalitária de socialismo (oposta ao socialismo internacional e totalitário). O nazismo também éanticapitalista e antiliberal.
Quando a crise econômica atingiu com tal força a Alemanha, que, em 1932, já havia no país mais de 6 milhões de desempregados. Nesse contexto de crise, os milhõesde desempregados, bem como muitos integrantes dos grupos dominantes, passaram a acreditar nas promessas de Hitler de transformar a Alemanha num país rico e poderoso. Assim, nas eleições parlamentaresde 1932, o Partido Nazista conseguiu obter 38% dos votos (230 deputados), mais do que qualquer outro partido.

O Fascismo na Italia

O fascismo é uma doutrina totalitária desenvolvida por BenitoMussolini na Itália, a partir de 1919, durante seu governo (1922–1943 e 1943–1945). Fascismo deriva de fascio, nome de grupos políticos ou de militância que surgiram na Itália entre fins do séculoXIX e começo do século XX.
O fascismo surgiu em tempo de crise, nas dificuldades económicas e sociais do primeiro pós-guerra, e na depressão dos anos 30, quando as elites políticas se mostravamincapazes de integrar as massas através da fórmula democrática parlamentar ou quando existia um crescimento socialista ou comunista paralelo assustando as classes médias.

O Franquismo na Espanha...
tracking img