1º ano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2411 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Respostas:
1º: Abiogênese: teoria segundo a qual, seres vivos surgiam da matéria sem vida. Ex.: acreditavam q de um pano sujo com caldo de carne, por exemplo, poderia gerar moscas.

Biogênese: é o contrario da abiogênese. Através de experimentos simples, feito por alguns cientistas como Pasteur, consegui-se provar que os seres vivos só surgiam de outros seres vivos. Não tinha como a vidasurgir da matéria bruta, não viva.
2º: A Teoria Celular define que:
Todo ser vivo seja formado por células.
A vida depende da Autonomia e da integridade da célula.
Toda célula é portadora de material genético, o DNA e o RNA.
A célula é responsável por todo o metabolismo do organismo, em conjunto com outras, forma os sistemas.
Toda célula se origina de uma outra célula pré-existente. Sendoque elas fazem a reprodução assexuada.
Esta última generalização é proveniente do aforismo criado por Rudolph Virchow (1841-1897) - patologista alemão - omne cellula ex cellula (toda célula provém de outra célula), depois generalizado para omne vivum ex vivum (todo ser vivo provém de outro ser vivo).
Os vírus são a exceção à Teoria Celular, pois não possuem célula, organóides ou metabolismo.Apesar desta afirmativa acima, os vírus não são considerados exceções a teoria celular pois necessitam da célula para reproduzir-se. Por este motivo a teoria não foi abolida apesar do vírus não possuir células.
3º: Procarióticas: são células desprovidas de menbrna celular. Ou seja, toda célula tem um núcleo, e na grande maioria das espécies esse núcleo é protegido por uma membrana, e no caso dascélulas procarioticas ñ existe essa mengrana deixando então o núcleo da celula espalahado por todo seu interior.

Eucarioóticas: são células, contrárias as procarióticas, ou seja, as eucarióticas possuem essa membrana de proteção do núcleo mantendo-o protegido e ñ espalhado dentro da célula.

Carioteca: é o nome dessa membrana, vc vai encontrar literaturas que irão denominar de membrana nuclear eoutras como carioteca, que são a memsa coisa.

Cloroplasta: Uma espécie de líquido gelatinoso que tem função de preenchar os espaçõs entre as organelas dentro da célula, dar corpo a célula.

Membrana plasmática: Essa é a membrana que protege o plasma, ou seja tudo que tem dentro de uma célula, esse conjunto denomina-se plasma que é protegido, para que essa célula ñ exploda por essa membranaplasmática, formada por certas proteinas.

Vacúolo: são espaços vazios dentro da célula, imagine um copo de refrigerante, as bolhas de gás que ficam presas ao lado do copo são espaços preenchidos apenas com gás, é mais ou menos nas células só que nela esse espaço é vasio ñ tem nada nem gás.

organelas: esse é o mais interessante, imagine todo o seu corpo, seus sistemas digestivo, respiratório,circulatório etc, isso tudo dentro de uma célula, pois é é isso mesmo a maioria das céulas tem um sisema muito complexo assim como nosso organismo por inteiro, ela tem todos esses sistemas dentro dela, ou seja ela come respira, defeca, então la dentro esses sistemas são chamadas de organelas que equivaleriam a orgãos em nosso corpo.
4º: lém de delimitar o ambiente celular, compartimentalizandomoléculas, a membrana plasmática representa o primeiro elo de contato entre os meios intra e extracelular, traduzindo informações para o interior da célula e permitindo que ela responda a estímulos externos que podem, inclusive, influenciar no cumprimento de suas funções biológicas. Também nas interações célula-célula e célula-matriz extracelular a membrana plasmática participa de forma decisiva.É, por exemplo, através de componentes da membrana que células semelhantes podem se reconhecer para, agrupando-se, formar tecidos.
A manutenção da individualidade celular, assim como o bom desempenho das outras funções da membrana, requerem uma combinação particular de características estruturais da membrana plasmática: ao mesmo tempo que a membrana precisa formar um limite “estável”, ela...
tracking img