1ª lei de ohm e 2ª

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (597 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1ª LEI DE OHM
Quando um pedaço de fio metálico fino é ligado a uma tomada, nota-se que a intensidade de corrente i é aproximadamente proporcional a tensão U aplicada, desde que a temperatura sejamantida constante. Em outras palavras, se U duplicar i duplicará; se U triplicar, i triplicará etc. Todo sistema elétrico para o qual a tensão U é proporcional à intensidade de corrente i é um resistorsimples ou um ôhmico. O pedaço de fio metálico citado é um exemplo de resistor simples, fato que foi descoberto pelo físico Jorge Simon Ohm (daí o nome resistor ôhmico). Essa constante é aresistência elétrica R do resistor.

o 2ª LEI DE OHM
Ohm verificou que a resistência de um fio condutor é diretamente proporcional ao seu comprimento L e inversamente proporcional à área de sua secçãotransversal S.
A lei de Ohm pode ser explicada com base em resistores ôhmicos. Resistor ôhmico é aquele que tem a resistência constante.
Assim...
A corrente estabelecida em um condutor metálicocresce de acordo com a voltagem (diretamente proporcional), de modo que a sua resistência permaneça constante (não depende da voltagem aplicada).

Resistores ôhmicos obedecem esta lei, resistoresnão-ôhmicos não obedecem esta lei, variando a sua resistência de acordo com alguns fatores.
1ª lei de Ohm

Uma das esperiências realizadas por Ohm consistia em ligar um resistor numa fonte de tensãoelétrica variável. Um cuidado importante que ele tomava era o de manter a temperatura do resistor constante, pois se houvesse um aquecimento ele poderia sofrer dilatação, alterando as medidas que estavamsendo realizadas. Nessas condições, Ohm variava a tensão da fonte e media a intensidade da corrente elétrica que percorria o circuito. Após várias medidas, ele pôde observar que a razão entre a tensãoelétrica e a intensidade da corrente elétrica permaneciam constantes.

U / i = U' / i' = U'' / i'' = .......... = constante

Assim, Ohm enunciou sua fórmula:
U = R . i

2ª Lei de Ohm

Ohm...
tracking img