0Exercicios Fundamentos de Adm 1 sem 2015 Conteudo 1a Prova

1660 palavras 7 páginas
Orientação: escolha 4 questões do primeiro tema, 2 questões do segundo tema, 2 questões do terceiro tema e 2 questões do quarto tema. As respostas podem ser entregues manuscritas (legíveis) ou digitadas (preferencialmente). Cada questão será avaliada em 1 ponto. Importante: identifique qual pergunta está sendo respondida.

Tema 1. A Administração, as organizações e o trabalho do administrador − uma visão clássica.

TEXTO 2: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da Administração. Ed. compacta. Rio de Janeiro: Elsevier/Campus, 2004.(Princípios de organização, p. 127-147).

1.1) Explique o que são as organizações.
R: Organizações são instituições ou grupos socias, formadas por um conjunto de pessoas estruturadas a fim de realizar determinados propósitos coletivos, por meio de metas para a realização objetivos comuns aos membros, que normalmente se resumem ao fornecimento de produtos ou serviços. Mas a organização não é somente pessoas, na organização estão incluidos, máquinas, equipamentos e recursos financeiros. Logo a organização é a combinação de todos esses elementos orientados a um objetivo comum.

1.2) O que um administrador faz? Por quê existem diferentes respostas para essa pergunta?
1.3) Explique as funções básicas de um administrador a partir do conceito de "Processo Administrativo": planejar, organizar, dirigir/executar, controlar.
1.4) Analise as diferenças de foco/ênfase das funções básicas do administrador considerando a realização dessas funções em cada um dos três níveis básicos de administração.

1.5) Explique a diferença entre os princípios de centralização e de descentralização? Explique as vantagens e desvantagens de cada uma.
R: A centralização e descentralização referem-se ao nível hierárquico no qual as decisões devem ser tomadas. Centralização significa que a autoridade para tomar decisões está centrada no topo da organização, isso leva a vantagens como o fato de que as decisões serão tomadas por pessoas que tem visão global da

Relacionados