098998980

6716 palavras 27 páginas
A adequada gestão dos serviços de limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos no País ainda constituem um grande desafio a ser conquistado pelo poder público e pela sociedade. Mesmos nas áreas mais desenvolvidas, a ausência de planejamento, de gestão integrada e a baixa institucionalidade na prestação dos serviços tem resultado em deficiências de cobertura, de qualidade e de sustentabilidade nos serviços prestados.

(LIMA, 2007 p. 05)

Dessa forma, entende-se que os resultados desse trabalho podem ser potencializados a partir da interação e do envolvimento do catador com a população local. A participação da população local é fundamental para o sucesso da consolidação de um modelo participativo de coleta seletiva. Gonçalves (2002, p. 05) assegura, portanto, que o sucesso desse engajamento depende da participação mútua entre ambas as partes.

O levantamento de informações é essencial para o desenvolvimento de qualquer projeto. Na gestão do lixo, é preciso trabalhar com a cidade, instituindo um modelo participativo concebido pela sociedade. Desde o inicio no diagnostico da realidade local, o processo deve levar em conta que a informação construída em grupo constitui forte fator de mobilização social.

(GONÇALVES, 2002 p. 05)

Primeiro essa aproximação facilita o trabalho do catador que passa a contar com a colaboração do morador; o envolvimento dos atores contribui para desmistificar a imagem marginal com que geralmente se enxerga o catador; aumenta a quantidade de material destinado à reciclagem; fortalece a consciência ambiental local; aumenta a quantidade de resíduos coletados; enfim, é uma possibilidade potencial para promoção das questões sociais e ambientais.

Atualmente, a participação dos catadores como “agentes” da coleta seletiva é crucial para o abastecimento do mercado de materiais recicláveis e consequentemente como suporte para a indústria recicladora. Um programa de coleta seletiva deve contemplar o trabalho desses indivíduos, mesmo que não

Relacionados