098522130620

326 palavras 2 páginas
"A influência que a cultura tem sobre nós hoje em dia.

Com os tempos que correm, é cada vez mais difícil não sermos influenciados por livro que tenhamos lido, por um filme que tenhamos visto, ou por uma música que tenhamos ouvido. A juventude de hoje em dia tem quase como máxima/regra o "estar" inserida num determinado grupo. Esses grupos geralmente são caracterizados por um certo estilo ou temática que os diferencia de outros certos grupos que possam existir.
Devido á mediatização e com as novas tecnologias, a música, o cinema e a literatura são cada vez mais divulgadas. Existe todo o tipo de cultura acessível a todos os determinados tipos de pessoas.
Vivemos numa época em que a aparência vale mais por si só do que a nossa personalidade, o nosso interior. Cada vez mais é normal vermos um jovem vestir-se de certa forma devido á música que ouve, aos livros que lê e aos filmes que vê."
Mesmo admitindo a existência de diversos estudos e discussões antropológicas sobre o conceito de cultura, podemos considerá-la, grosso modo, da seguinte forma: a cultura diz respeito a um conjunto de hábitos, comportamentos, valores morais, crenças e símbolos, dentre outros aspectos mais gerais, como forma de organização social, política e econômica que caracterizam uma sociedade. Além disso, os processos históricos são em grande parte responsáveis pelas diferenças culturais, embora não sejam os únicos fatores a se considerar. Isso nos permite afirmar que não existem culturas superiores ou inferiores, mas sim diferentes, com processos históricos também diversos, os quais proporcionaram organizações sociais com determinadas peculiaridades. Dessa forma, podemos pensar na seguinte questão: o que caracteriza a cultura brasileira? Certamente, ela possui suas particularidades quando comparada ao restante do mundo, principalmente quando nos debruçamos sobre um passado marcado pela miscigenação racial entre índios, europeus e africanos.

Relacionados