097654365-57

371 palavras 2 páginas
Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES Curso de Química – Licenciatura – 2º Período EMANUELLE TAISA SANTOS

O sódio é um elemento químico representado pelo símbolo Na, com número atômico 11 e massa atômica 23u. Pertence ao grupo dos metais alcalinos, família 1A, encontrando-se sólido à temperatura ambiente. Tal como os outros metais alcalinos, é um metal macio, leve, untuoso e de coloração branca. Em contacto com o ar atmosférico faz com que perca rapidamente o seu aspecto metálico, reage vigorosamente com a água, quando em contacto com a pele é muito corrosivo. Portanto é muito difícil ser encontrado livre na natureza dada a sua reatividade.
Constituir cerca de 2.6% da crosta terrestre, um dos compostos mais abundante na Terra, sua utilização é conhecida desde os primórdios da humanidade em cloreto de sódio (o vulgar sal de cozinha), a soda ou carbonato de sódio, entre outros.
A descoberta do sódio como elemento deve-se ao inglês químico Sir Humpfrey Davy que, em 1807, em Inglaterra, isolou o sódio puro através da eletrolise da soda caustica (NaOH).ligeiramente prateada; no entanto, a sua elevada reatividade com o oxigênio
O sódio é um dos elementos mais comuns na natureza. Apesar de o Universo ser essencialmente constituído por hidrogênio e hélio, o sódio está entre os mais comuns dos restantes elementos. Assim o sódio é muito utilizado no dia-a-dia, sendo em particular no meio extracelular no corpo dos seres vivos, nas indústrias, dentro de casa, até mesmo presente em grande quantidade de muitas estrelas, incluindo no Sol, sendo que grande parte é responsável pela tonalidade amarela da luz por ele emitida.
Tabela 1: Propriedades físicas e químicas do sódio.
Número atômico
11
Massa atômica
22,9898
Raio atômico
190 pm
Ponto de fusão
97,81º C
Ponto de ebulição
892º C
Densidade
0,971 g/ml (20º C)

Relacionados

  • 097654365-57
    1536 palavras | 7 páginas