09283817273

2844 palavras 12 páginas
TELEVISÃO x CRIANÇA: novo alvo da publicidade televisiva.
Mariana Carneiro da Cunha CAMPELO1
Resumo
Ao longo dos anos, na publicidade televisiva brasileira, vem ocorrendo algumas mudanças na comunicação entre telespectador e personagem. Atualmente os estudos estão sendo cada vez mais constantes na área da comunicação publicitária infantil, em específico no campo da comunicação audiovisual, de forma que a exposição dos produtos ou serviço seja feita de maneira eficaz, levando o telespectador a ser um futuro consumidor consciente e responsável. A cada dia que passa, a comunicação audiovisual infantil está direcionada às crianças, já que estudos recentes revelam o poder de consumo que este público possui. O objetivo maior deste artigo é apresentar de forma clara e objetiva, o quanto a criança está sendo o alvo da indústria da comunicação televisiva. Palavras-chave: Mídia Audiovisual. Televisão Brasileira. Criança.
1.

A televisão

Conhecida como o maior meio de comunicação de massa, não apenas por ser um meio que seja acessível a todos, mas sim pela maneira como ela transmite a mensagem, pois apresenta o áudio e o visual, utilizando-se destes artifícios para tornar a mensagem mais atrativa para ser exibida com eficiência para os telespectadores.
Rabaça (2001) define televisão como sendo uma:
Atividade artística, técnica, informativa e educativa, desenvolvida para difusão simultânea de sinais de vídeo e áudio. Produção e transmissão de programas de entretenimento, informação, música, humor, novelas, filmes cinematográficos, debates, entrevistas, cursos, utilidade pública, publicidade etc., cujo apelo tem como resposta a audiência. (p.717)

É através da publicidade que a televisão tem capacidade para influenciar os telespectadores a respeito do produto anunciado, pois as propagandas, na maioria das

1

Graduada em Comunicação Social, habilitação Publicidade e Propaganda, pelo IESP.

Ano V, n. 04 – Abril/2009

vezes, mostram seus

Relacionados