090887908

463 palavras 2 páginas
Philip Kotler, autor do livro “administração do marketing” afirma que o conceito de marketing pode ser visto no âmbito de duas funções:
• Social: “um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.)
• Gerencial: “o processo de planejar e executar a concepção, a determinação do preço, a promoção e a distribuição de idéias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais”.
Para ter um bom marketing não é necessário apenas os recursos financeiros, mas sim uma boa equipe com ferramentas eficazes, ou seja, profissionais que estejam atentos aos desejos, necessidades e demandas do mercado. "Cada vez mais os consumidores estão em busca de soluções para satisfazer seu anseio de transformar o mundo globalizado num mundo melhor. (...) As pessoas buscam empresas que atendam suas mais profundas necessidades sociais e ambientais em missão, visão e valores", revela Kotler.
Kotler divide o marketing em três funções: Marketing empreendedor (é aplicado nas pequenas empresas e nas organizações que estão começando a desenvolver seus negócios); Marketing profissionalizado (mais presente nas médias e grandes empresas, caracterizado por um alto investimento em pesquisas e ações de marketing); Marketing burocrático (ocorre quando grandes empresas abusam do marketing profissionalizado gerando um nível de informações demasiado complexo e pesado. Esse fluxo de informações pode causar confusão e poucos resultados).
Kotler classifica as necessidades dos clientes em cinco tipos: Necessidades declaradas (o que o cliente pede); Necessidades reais (o que o cliente quer); Necessidades não-declaradas (o que o cliente espera por parte da empresa); Necessidades de algo mais (o que o cliente gostaria que a empresa fizesse além do esperado); Necessidades secretas (as vontades subjetivas ou indiretas do cliente).

Relacionados