0901045682871

609 palavras 3 páginas
Características do castelo
Lembrando que os castelos serviram principalmente como acomodação para as milícias da época, tornando-se depois residência para os nobres, em suma, projetados para defesa. As construções dos castelos medievais incorporaram projetos das primeiras fortificações e melhoraram com o passar do tempo. Os projetos foram também modificados para acompanhar as melhorias da tecnologia local. Os castelos deveriam suprir as necessidades de moradia (como higiene, saneamento, água limpa e cozinhas), fundamentais para quando o castelo estivesse sob ataque
A sociedade estava organizada num sistema feudal, que se baseava na concessão de terras em troca de serviços. No campo, à volta dos castelos, vivia a esmagadora maioria da população. Eram os camponeses, quetrabalhavam a terra por conta do senhore lhe pagavam uma renda. Em troca, podiam refugiar-se no pátio do castelo em momentos de perigo. Por tudo isto, o sistema feudal traduz a importância da terra, maior bem que se podia possuir e só ao alcance de alguns. Os cavaleiros juravam servir com lealdade os seus senhores e as terras, defender a honra das damas e colocar a sua vida ao serviço de Deus.
A Igreja Católica estava no centro do mundo medieval. Era uma instituição poderosa e governava a vida das pessoas, desde os aspectos mais práticos aos espirituais.
Em termos arquitectónicos, há dois tipos de construções que caracterizam esta época da história, rivalizando então em importância: os castelos e as catedrais. Os castelos, símbolos de prestígio e objectos de conquistas militares, traduziam a importância do poder terreno. Lugar por excelência do poder económico e político, dominavam a sociedade camponesa. As inúmeras catedrais com torres que se elevavam na direcção dos céus simbolizam a importância da Igreja e o peso do poder espiritual.
A arqueologia revela que durante a Idade Média a chave era um elemento muito utilizado e construído em grande escala. Facilmente concluimos que o homem medieval

Relacionados