09 E 10 Grampos De Oposi O

928 palavras 4 páginas
Aula 09 e 10 – PPR – 21/03/14 e 28/03/14
GRAMPOS DE OPOSIÇÃO

Introdução

Apoio oclusal – suporte vertical;
Grampos de retenção – retenção;
Grampos de oposição – neutralização dos grampos de retenção

Definição
São componentes rígidos planejados na superfície dental oposta aos grampos de retenção, com o objetivo de neutralizar forças nocivas aos dentes pilares, pela presença ativa do grampo de retenção. *não tem flexibilidade, sendo totalmente rígido.

Características
Espessura adequada, uniforme e rígida;

A simples colocação do grampo de oposição é suficiente para neutralizar as forças exercidas pelo grampo de retenção? Não, temos que seguir alguns princípios de reciprocidade;

Princípios da reciprocidade
Temos dois tipos: Reciprocidade horizontal; Reciprocidade vertical;

Reciprocidade horizontal (análise por oclusal)

*a imagem do slide mostra que as forças F1 e F2 vão gerar forças ao dente para que o grampo não se adapte ao dente, pois essas forças tem uma direção convergente.
*O grampo de retenção e grampo de oposição devem ultrapassar a linha do 180° para que o dente tenha uma correta adaptação; nesse casos temos forças F1, F2, F3, F4 que teremos forças se anulando gerando uma adaptação no dente, pois as forças estão convergentes e em sentidos opostos.

Reciprocidade vertical (análise por proximal)

*o ideal é que as forças F1 e F2 tenham a força no mesmo nível. Na prótese o grampo de retenção e o grampo de oposição devem estar no mesmo nível, até mesmo no momento de inserção da prótese, para que suas forças se anulem não ocasionando o deslocamento da prótese.
*Se não houver reciprocidade vertical, com o passar do tempo o ligamento periodontal vai sofrer tensão e pressão, sendo que haverá perda óssea no local de pressão.

Obtenção da reciprocidade vertical
Instrumentos necessários: delineador com disco calibrador modificado 0,25mm;

a- Assentamento final do grampo de retenção; *marcada pelo grafite; b- Equador protético; *O disco calibrador toca no equador

Relacionados

  • Ditadura Militar
    174232 palavras | 697 páginas
  • APOSTILA JUR DICA
    148891 palavras | 596 páginas
  • analise estruturada de software
    202443 palavras | 810 páginas
  • 2011 Direito Penal p Concursos
    123910 palavras | 496 páginas