08925485680

1402 palavras 6 páginas
Exercícios Aula 1
1-Definir tema do projeto de pesquisa entre as 10 áreas da engenharia de produção;
2-Cadastrar-se no site da Abepro, entrar nos “Anais do Enegep” e baixar dois artigos referentes ao seu tema;
3-Relatar pontos principais, em tópicos dos artigos selecionados.

1-Tema das 10 áreas da engenharia: GESTÃO DA PRODUÇÃO

2-Artigos (site Abepro) referentes ao tema:
“TN_STO_157_919_19528 - 01. Gestão da Produção - 01.7. GESTÃO DE PROCESSOS Produtivos - Utilização dos Conceitos de Troca Rápida de Ferramentas em um Processo de Fabricação de Componentes Automotivos “
“TN_STP_157_919_19745 - 01. Gestão da Produção - 01.7. GESTÃO DE PROCESSOS Produtivos - Proposta de Melhoria para o processo produtivo de uma Indústria de Envase de Óleo Vegetal”

3-Pontos Principais dos artigos:

3.1- UTILIZAÇÃO DOS CONCEITOS DE TROCA RÁPIDA DE FERRAMENTAS EM UM PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE COMPONENTES AUTOMOTIVOS
O artigo relata a redução de tempo de troca de ferramentas de uma máquina de torno. Para conseguir e tal ganho foi aplicado os conceitos da TRF (troca rápida de ferramenta) que de agordo com a literatura seria: Segundo Shingo (2000) a técnica de Troca Rápida de Ferramentas (TRF) ou método Single Minute Exchange of Dies (SMED) tem como objetivo a redução dos tempos improdutivos gastos na preparação da máquina para a mudança de lote. Aplicando uma metodologia de reflexão progressiva que vai desde a organização do posto de trabalho até a sua automatização, esta técnica distingue as operações de mudança de ferramentas em operações de setup interno, que só podem ser realizadas com a máquina parada Input Exchange of Die (IED), e de setup externo, que só podem ser realizadas com a máquina em funcionamento Output Exchange of Die (OED). De acordo com Shingo (2000), a TRF é reconhecida como um método que auxilia na redução do tempo de setup, podendo ser aplicada em qualquer máquina ou processo de fabricação.
Para implantação do programa no processo, seguiu-se o

Relacionados