089103550469

2197 palavras 9 páginas
1 INTRODUÇÃO

No decorrer deste trabalho acadêmico veremos de que forma o conhecimento dos custos de uma empresa podem contribuir para sua melhor gestão e como a análise de custos pode ajudar para a competitividade das mesmas, alem de contemplar os principais aspectos relacionados à competitividade das organizações no mercado atual.
Os temas GECON, ABC E RKW serão amplamente conceituados.
Durante o desenvolvimento do trabalho serão abordados ainda os conceitos, a importância e o objetivo dos conhecimentos relacionados à Contabilidade e a Matemática Financeira e Comercial para os administradores de uma organização.

2 DESENVOLVIMENTO

Questão n° 1: O conhecimento dos custos de uma empresa é considerado uma ferramenta que busca oferecer as empresas informações que lhes permitam manter no mercado produtos de qualidade a um custo menor do que aquele oferecido pelos concorrentes. Neste contexto a análise da relação de custo/volume/lucro e aplicação de mecanismos como margem de contribuição, ponto de equilíbrio contábil e a alavancagem operacional, são instrumentos que podem contribuir significativamente na tomada de decisão e dessa forma contribuir para a melhor gestão da empresa.
Para Leone (2002), a Contabilidade de Custos tem como objetivo auxiliar o administrador no processo de tomada de decisões e de planejamento:

"ramo da função financeira que acumula, organiza, analisa e interpreta os custos dos produtos, dos estoques, dos serviços, dos componentes de organização, dos planos operacionais e das atividades de distribuição, para determinar o lucro, para controlar as operações e para auxiliar o administrador no processo de tomada de decisões e de planejamento".

Questão n° 2: 2.1. GECON ou modelo Gestão Econômica é um modelo de mensuração de

Relacionados