0888133460809

272 palavras 2 páginas
ANÁLISE ESTILÍSTICA DE ALGUNS POEMAS DE CECÍLIA MEIRELES (I)

Alessandra Almeida da Rocha (CiFEFiL)

1- INTRODUÇÃO

1.1 - OBJETIVO

Neste trabalho, procurei mergulhar fundo na obra de Cecília Meireles para compreender detalhadamente o lirismo em seus poemas. A obra de Cecília Meireles, desde a sua primeira leitura, deixou-me pensativa, pois abordam temas tão comuns ao meu íntimo e, creio, de toda a humanidade, tais como a morte, o amor, a fugacidade da vida, a efemeridade dos tempos.

A genialidade da poetisa em abordá-los, reflexivamente, sem aterrorizar-nos, tenta-nos, pelo contrário, acordar para uma realidade, suavemente, como é o ritmo de suas poesias, comprovado pelas palavras de Walmir Ayala: “(...) sente-se que o aprendizado da morte começou muito cedo para ela (...), uma visão muito dura e precoce em direção ao grande enigma(...)” (CM, PC, p. 13)

E nas palavras da própria Cecília Meireles, que alcançou seu objetivo ao ver sua obra reconhecida: “Acordar a criatura humana dessa espécie de sonambulismo em que tanto se deixam arrastar, mostrar-lhes a vida em profundidade, sem pretensão filosófica ou de salvação - mas por uma contemplação poética afetuosa e participante” (CM, LC, p. 6)

Dedico-me a investigar a sua expressividade, seu simbolismo, seus ritmos, através da análise estilística, profunda e carinhosa, assim como são os poemas da autora, compreendendo o fascínio de sua obra durante o tempo e as surpresas que aparecem a cada estudo feito.

Aos que lerem o trabalho, entendam o que foi feito e entendam a razão de ser ela um dos grandes destaques do Modernismo Brasileiro até os dias atuais.

Relacionados