088502600809

5812 palavras 24 páginas
Introdução

Nesta virada de século, praticamente todas as instituições sociais estão enfrentando graves problemas de identidade, no sentido de saber qual é o seu papel diante das mudanças sociais, políticas, econômicas e globais das últimas décadas. A universidade desde tempos remotos, teve por fim cultivar e transmitir o saber humano, mas sacudida pelas transformações históricas e, tendo que acompanhar as inovações que os homens iam criando em seus processos e estruturas sociais, ela foi tentando se adaptar constantemente às diferentes realidades. Assim, a rapidez com que se processam as transformações afetando todas as áreas, indistintamente, faz com que ocorram tomadas de posições reacionárias. Portanto, dentro de um novo mundo que deve ser construído, torna-se indispensável uma visão global da responsabilidade social, questão esta que passa obrigatoriamente pelas universidades, pois se a instituição tem algum grau de influência em algum espaço, até aí vai a sua responsabilidade social.

Ensino superior à distância versus ensino presencial
O ensino presencial e o ensino á distância são duas modalidades de ensino, em que cada um apresenta formas diferentes de ensinar. Mas cada um com características próprias, com vantagens e desvantagens.
Cada um pode ser aplicado de acordo com o contexto, e as necessidades e disponibilidade da pessoa.
Educação à distância ou educação presencial?
Conceitos

O ensino presencial corresponde ao modelo tradicional de educação e representa o ensino cara-a-cara típico que existe na sala de aula, ou seja, o professor e os alunos estão presentes fisicamente no mesmo local, a uma hora predeterminada, para a realização da aula.
O ensino a distância é um modelo educacional que proporciona a aprendizagem sem os limites do “espaço ou do tempo” (como dizem os ingleses, anywhere, anytime). Este modelo educacional pressupõe a existência de uma separação geográfica ou temporal entre

Relacionados