088144400523

2503 palavras 11 páginas
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma análise do Serviço Social no cenário contemporâneo, discorrendo sobre as principais tendências históricas e teórico-metodológicas do debate profissional nas últimas décadas.
O texto aborda ainda o processo histórico de constituição das principais matrizes do conhecimento e da ação do Serviço Social brasileiro. Nesse sentido, é importante conhecer e compreender os diferentes posicionamentos que permearam o pensamento e a ação profissional até o momento atual.
Mediante as transformações ocorridas no mundo globalizado, espera-se que o assistente social desenvolva habilidades que a contemporaneidade exige e encontre respostas sólidas diante das especificidades da questão social.
2 DESENVOLVIMENTO
Considerando que as mais variadas profissões surgem para atender às necessidades do homem, o Serviço Social é uma profissão que tem uma função social. Em outras palavras, é uma profissão legitimada socialmente. O assistente social trabalha junto a questões nas mais diversas áreas da vida cotidiana.
O Serviço Social tem na sua base de especialização, como objeto profissional, a questão social, a qual se expressa pelas inúmeras desigualdades sociais da sociedade capitalista, onde o trabalho é coletivo, mas os resultados deste são privados. A concepção de questão social mais disseminada no Serviço Social é a de Carvalho e Iamamoto:

A questão social não é senão as expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no cenário político da sociedade, exigindo seu reconhecimento como classe por parte do empresariado e do Estado. É a manifestação, no cotidiano da vida social, da contradição entre o proletariado e a burguesia, a qual passa a exigir outros tipos de intervenção mais além da caridade e repressão.

Relacionados