0874175291

272 palavras 2 páginas
Sensores
A disponibilidade e a confiabilidade dos equipamentos industriais é estrategicamente importante para as empresas. Portanto, a monitoração da condição do ativo físico torna-se fundamental para o diagnostico de falha e para que medidas corretivas possam ser tomadas antes que o problema se agrave e acarrete uma parada do equipamento.
Existem técnicas de Inteligencia Artificial eficientes para resolver esse problema de manutenção basiada em condição, pois são capazes de auxiliar os especialistas na interpretação da grande quantidade de dados monitorados.A literatura oferece uma vasta quantidade de sistemas inteligentes (usando sistemas especialistas,redes neurais, lógica fuzzy e raciocínio baseado em casos) aplicados na solução de problemas como citado anteriormente .
Existem três módulos de processamento inteligente .Um modulo de diagnostico baseado em regras coleta todos os parâmetros operacionais da planta e os avalia de acordo com o conhecimento adquirido,a partir do conhecimento dos especialistas humanos , com o objetivo de predizer problemas. O sistema ainda possui dois módulos de redes neurais artificiais, um que coleta amostras de espectro de áudio , no grupo de geração de energia para fora da planta. Alem desses módulos, o sistema oferece um sinótico para monitoração dos subsistemas da turbina que fornece ao usuário mais informações sobre os equipamentos monitorados. Esse sistema consegue abranger todas as informações que podem ser extraída dos equipamentos, o que permite realizar um diagnostico mas preciso e detalhado.
Redes neurais artificiais tem sido ultilizadas em vários problemas de monitoração de condição e diagnóstico de falhas.Entretanto,outras técnicas de inteligência artificial também são aplicadas para resolução desse tipo de problema , dentre essas técnicas pode-se citar: algoritmos genéticos , e árvores de

Relacionados