086531680493

5448 palavras 22 páginas
Campanha Nacional de Escolas da Comunidade
Faculdade Cenecista Nossa Senhora dos Anjos
Credenciada pela Portaria Ministerial nº 1.267/2002 D.O.U. de 26/04/2002
ANÁLISE DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO – Professor Luciano Gomes dos Santos

8 – CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES
8.1 IMPORTÂNCIA DO CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES
O Custeio Baseado em Atividades, conhecido como ABC (Actívity-Based Costing), é uma metodologia de custeio que procura reduzir sensivelmente as distorções provocadas pelo rateio arbitrário dos custos indiretos.
O ABC pode ser aplicado, também, aos custos diretos, principalmente à mão- de-obra direta, e é recomendável que o seja; mas não haverá, neste caso, diferenças significativas em relação aos chamados “sistemas tradicionais”. A diferença fundamental está no tratamento dado aos custos indiretos. Com o avanço tecnológico e a crescente complexidade dos sistemas de produção, em muitas indústrias os custos indiretos vêm aumentando continuamente, tanto em valores absolutos quanto em termos relativos, comparativamente aos custos diretos (destes, o item Mão-de-obra Direta é o que mais vem decrescendo).
Outro fenômeno importante a exigir melhor alocação dos custos indiretos é a grande diversidade de produtos e modelos fabricados na mesma planta que vem ocorrendo nos últimos tempos, principalmente em alguns setores industriais.
Daí a importância de um tratamento adequado na alocação dos CIP aos produtos e serviços, pois os mesmos graus de arbitrariedade e de subjetividade eventualmente tolerados no passado podem provocar hoje enormes distorções. Estas dependerão dos dois fatores citados: proporção de custos indiretos no total e diversificação das linhas de produto.
Uma observação muito importante: o Custeio Baseado em Atividades, restringe-se a uma limitação do conceito de atividade no contexto de cada departamento.
É uma visão exclusivamente funcional e de custeio de produtos conhecida como “primeira geração do ABC”.
A

Relacionados