086319420469

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (624 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A respeito das cidades do Brasil Colônia, Smith (1956: 322 -323) afirmou:
As suas ruas, ironicamente chamadas direitas, eram tortas e cheias de altibaixos, as suas praças de ordinário,irregulares... Desta sorte, em 1763, quando deixou de ser a capital do Brasil, era a Bahia (Salvador) uma cidade tão medieval quanto Lisboa na véspera das grandes reformas de Pombal. Nada inventaram osportugueses no planejamento de cidades em países novos. Ao contrário dos espanhóis, que eram instruídos por lei a executar um gradeado regular de ruas, que se entrecruzam em torno de uma praça central, osportugueses não mantinham regras, exceto a antiga de defesa através da altura.

Figura 1 - Salvador Fonte: Google Imagens
Outras afirmações alimentaram o mito da cidade colonial portuguesa nãoplanejada, observando que essas cidades cresceram desordenadamente em torno de igrejas, que geralmente se localizavam em áreas mais altas disponíveis (Mindlin, 1956:1), ou considerando que:
A cidade que osportugueses construíram na América não é um produto mental, não chega a contradizer o quadro da natureza, e sua silhueta se enlaça na linha da paisagem. Nenhum rigor, nenhum método, nenhumaprevidência, sempre este significativo abandono que exprime a palavra desleixo (Holanda, 1998:110).
O fato de o Brasil ter sido submetido, na década de 1530, a uma política colonial, assentada no latifúndio, naprodução de açúcar para o mercado europeu e no trabalho escravo, organizou a colônia como uma imensa retaguarda rural para os mercados europeus, resultando em um dinamismo centrado no campo. Essapolítica gerou certa atividade urbanizadora, mas o planejamento se restringiu apenas às cidades reais, localizadas no litoral e controladas pela metrópole, que se encarregava do envio de investimentos, deengenheiros militares e de arquitetos. As vilas mais modestas, "sem planos, sem diretrizes específicas, nada tinham da disciplina e da ordem formal das cidades hispano-americanas”.
Com raras...
tracking img