08619300076

1260 palavras 6 páginas
A revolução dos bichos.Produção de John Stephenson. Autor George Orwell.ReinoUnido-EUA,1945.
ARENDT, Hannah. O que é Política? Rio de Janeiro: Bertrand, 2004; pág. 21-24
BOBBIO, Norberto. Dicionário de Política. Rio de Janeiro, Editora UnB, 2008. 1330 p.
BOBBIO, Norberto. O futuro da democracia (uma defesa das regras do jogo). Trad. Marco Aurélio Nogueira. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1986. 171 p.

O filme A Revolução dos Bichos é uma fábula sobre o poder, que utiliza animais para retratar uma história atemporal, mas que permite perceber como funciona a relação entre sociedade e governo até os dias atuais. A história começa quando Major, um porco velho, reúne os animais que moram com ele na Granja Solar, com o intuito de revelar seu desejo de promover uma revolução onde os bichos não viveriam mais sobre as opressões dos humanos. Seria posto em prática o Animalismo, onde todos os bichos iriam trabalhar para si próprios. Afirmava que os animais são todos iguais, autossuficientes e capazes de conviver entre si de forma harmoniosa, cada um desempenhando seu papel e ajudando seus companheiros, defendia entre eles a irmandade, onde todos os homens são inimigos e os animais amigos. Nesse ponto, vemos que os ideais igualitários sempre conquistam muitos adeptos, principalmente os que vivem explorados, sem instruções, que aceitam as falácias de outrem, que expõe seus grandes sonhos.
Dias depois Major morre, e os animais decidem implantar o Animalismo sugerido por ele, encabeçados pelos porcos, que eram os bichos mais inteligentes da Granja, com Napoleão e Bola-de-neve assumindo a posição de liderança. Eles fazem reuniões bastante organizadas, planejam todos os seus passos, criam mandamentos a serem seguidos e possuem até um hino que cantam com grande entusiasmo. Entre as regras, construíram sete mandamentos: qualquer coisa que ande sobre duas pernas é inimigo; qualquer coisa que ande sobre quatro pernas, ou tenha asas, é amigo; nenhum animal usará roupas; nenhum

Relacionados