0854913

252 palavras 2 páginas
Apresentação
A série Jogos e brincadeiras: desafios e descobertas (2ª edição), que será apresentada pela
TV Escola, no programa Salto para o Futuro, de 12 a 16 de maio, é composta por cinco programas que pretendem oferecer caminhos para o aprofundamento das reflexões sobre a criança, os brinquedos, as brincadeiras e os jogos, abordando projetos na área de educação que valorizam esses temas e que encontraram formas de incorporá-los. As brinquedotecas são um exemplo.
Vivi a experiência de coordenar, durante 16 anos (1990-2006), uma das primeiras brinquedotecas criadas no Rio de Janeiro. A Brinquedoteca Hapi (palavra do idioma dos índios ianomâmi que significa entrada, passagem) funcionou durante 14 anos nos jardins do
Museu da República.
As crianças podiam brincar e levar brinquedos emprestados. O acervo era constituído de brinquedos doados ou comprados. Sacos repletos de jogos, brinquedos e objetos inusitados nos chegavam como doações que revelavam muitas surpresas. As apropriações que crianças e adultos faziam dos brinquedos e das brincadeiras eram plenas de significados, que exigiam um conhecimento profundo para decifrá-los. A equipe atuava brincando quando solicitada; apresentando brincadeiras tradicionais, brinquedos e jogos diversos; respeitando o desenrolar das brincadeiras escolhidas pelas crianças; contando histórias; desenhando, pintando, e construindo junto. No começo de nossa história, espaços como esse, dedicados aos brinquedos e ao ato de brincar, eram raros.
Foi ao longo dos últimos anos que o debate sobre a importância e sobre o direito de brincar se intensificaram e provocaram o surgimento de brinquedotecas em creches, escolas e hospitais.

Relacionados