085449390230

1107 palavras 5 páginas
INTRODUÇÃO

Gestão participativa é uma forma diferenciada de administração escolar, onde a participação de todos que trabalham na unidade escolar são responsáveis por participar da forma como os processos das coisas acontecem dentro da escola dando seguimento aos acontecimentos ao longo do período do ano letivo.
As pessoas devem participar com suas ideias e opiniões, sendo respeitadas por todos e por isso não deve haver nenhum grupo que seja priorizado em detrimento do outro.
Na gestão participativa o fator humano é valorizado, afim de que ideias comuns e produtivas sejam aproveitadas e participadas por todos, proporcionando uma melhor qualidade de ensino aprendizado. Busca-se através deste proporcionar um ambiente produtivo de busca de saber, incentivando pesquisas e outros saberes interdisciplinar.
O conceito de gestão de pessoas segundo Fluary e Fischer baseia-se em “conjunto de políticas e praticas definidas de uma organização para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho.” De acordo com os mesmos objetivos estabelecidos pelo grupo e organização é possível, através de ferramentas importantes, as quais valorizam o homem, alcançar as metas e os objetivos proposto pelo grupo.
É no ambiente de trabalho que este processo acontece favorecendo as trocas interpessoais e através delas pode-se tanto estabelecer novos vínculos como também haver troca de conhecimento entre as pessoas inseridas no processo.
Nessa interação há o crescimento prático e teórico, capaz de alavancar novas ideias e objetivos a serem compreendidos e alcançados pelo grupo na organização.
Na escola o símbolo da liderança está representado na pessoa do diretor. É a partir desta figura central que comanda e lidera objetivo e ações dentro da instituição escolar.
O papel do diretor é relevante, pois ele responde por toda a instituição escolar cabendo ao mesmo assumir a diplomacia de lidar com conflitos referentes ao corpo docente e

Relacionados