084536800620

2013 palavras 9 páginas
UNIDADE I: AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E AS RELAÇÕES ENTRE ESTADO, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE SEÇÃO I, II
Na primeira unidade do livro ‘’Política e Organização da Educação Brasileira’’ os autores Anita Henriqueta, Elenice Parise, Marli de Fátima, dirigem-se a intervenção do poder público nas questões de ordenamento entre necessidades e interesses dos diferentes segmentos sociais, de como se deve ser realizadas dentro dos princípios de justiça. Argumentando também que as ações e omissões evidenciam determinada modalidade de intervenção, do Estado nas questões de interesse da sociedade, deixando claro que o ordenamento de interesses e necessidades é de competência do Estado, devendo ser expressos e inseridos no campo social. Por tanto os autores afirmam que as politicas públicas são formas de prioridade propostas pela própria sociedade, nas quais legitimam seus conflitos, interesses e necessidades próprios de uma sociedade democrática.
Por esta razão o texto delibera que é de extrema importância a participação dos cidadãos estar a frente politicamente das lutas manifestando suas ideias no campo educacional para serem ouvidos e atendidos priorizando ainda mais as camadas desprotegidas. Em uma citação de CUNHA, 1993 ressalta que o conceito Politica Educacional é um conjunto de medidas tomadas pelo Estado no qual visa em reproduzir força de trabalho, mediante escolarização, a qualificação, a formação de intelectuais em diversos níveis para contribuir no legitimo sistema politico de uma sociedade estabelecida de requisitos básicos para o funcionamento do sistema educacional.
Os autores do livro fazem uma breve reflexão a respeito da politica educacional e de quais politicas públicas devem ser priorizadas, compreendendo a perspectiva ampla de educação na qual ela é voltada para a cidadania independente, analisando também o contexto histórico mundial das politicas públicas, na qual sua forma teve influencia e interferiu principalmente no aspecto politico, econômico e social

Relacionados