083763760779

782 palavras 4 páginas
Um dos mais célebres compositores britânicos, músico, escritor e ativista pela paz, John Winston Lennon, mais conhecido como John Lennon, nasceu no dia 9 de outubro de 1940, em Nova York. Ele é um dos maiores ídolos do século XX.
Seus pais, Julia e Alfred Lennon, foram figuras ausentes em sua existência, especialmente o lado paterno. Educado por sua tia Mimi, ele eventualmente recebia uma visita de sua mãe, com quem aprendeu a tocar guitarra. Logo cedo, porém, ela morreu, vítima de um atropelamento.
John cresceu no seio de uma família abastada. Ele foi educado em uma escola de alto nível, a Quarry Bank Grammar School, instituição que testemunhou o nascimento dos Beatles, em 1956, nesta época batizados ainda de The Quarrymen, grupo inicialmente formado por Eric Griffths (violão), Bill Smith (baixo improvisado) e Rod Davis (banjo). Neste mesmo ano John conhece Paul e o convida para tocar em sua banda.
Lennon tinha paixão pela literatura, e alguns poemas compostos neste período seriam posteriormente convertidos em famosas canções dos Beatles. Logo cedo John e Paul criaram uma sintonia perfeita, até mesmo por compartilharem alguns eventos de suas existências, especialmente a perda prematura da mãe. Eles viriam a formar uma das mais célebres duplas de compositores da história da música, sendo responsáveis pela criação das mais belas letras de todos os tempos.
A banda The Beatles nasceu em 1960, já integrada por George Harrison e Stuart Sutcliffe, contrabaixista que pouco tempo depois desertaria do grupo para se casar em Hamburgo. Foi ele o responsável pela indicação do nome The Beetles, em referência aos besouros, uma forma de reverenciar o grupo The Crickets – Os Grilos -, liderado por Buddy Holly. Logo depois de um tour musical, porém, eles transformam de vez o nome do conjunto em The Beatles.
No dia 21 de março de 1961, os Beatles fizeram a primeira de uma série de apresentações no Cavern Club de Liverpool. Eles voltaram a Hamburgo em abril do mesmo ano.

Relacionados