0834886903996

594 palavras 3 páginas
GRUPO 1

ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO FERMENTATIVO DO IOGURTE

Maringá
2014.
1.Introdução: 1.1 Leite semi desnatado: O leite é uma combinação de várias substâncias sólidas, algumas encontram-se dissolvidas e outras em suspensão na água, as quais participam com 12% a 13% do volume do leite. Consistem sobretudo em proteínas, gorduras, lactose, sais minerais e vitaminas.
A classificação que diferencia o leite em integral, o semi desnatado e o desnatado, se baseia em critérios nutricionais, mais especificamente o teor de gorduras do leite. O leite integral, como o próprio nome sugere, mantém integralmente toda a gordura presente naturalmente no leite, apresentando um teor mínimo de 3% de gordura. Já os dois outros tipos de leite são manejados no sentido de se retirar parte ou toda a gordura, por meio da centrifugação, um processo físico que separa a matéria gorda do restante do leite. No caso do leite semi desnatado, o teor de gordura deve manter-se entre 0,6 e 2,9%, enquanto que no leite desnatado é permitido. um teor máximo de 0,5% de gordura.
A alteração da quantidade de gordura total do leite leva também à modificação dos teores dos diferentes tipos de gorduras presentes nele. O leite desnatado possui menos colesterol que o semi desnatado, e este menos que o integral, enquanto que para os teores de gorduras insaturadas e ômega 3, a ordem se inverte: o leite integral é o que apresenta maiores quantidades.
1.2 Iogurte: O iogurte é uma forma de leite em que o Açúcar (a lactose) foi transformado em ácido lactico , por fermentação bacteriana . É um liquido espesso, branco e levemente ácido, muito nutritivo e, por essa razão, muitas vezes é servido e mesmo vendido misturado com frutas, chocolate ou outro tipo de adoçante.
O iogurte além de poder aumentar a longevidade, possui outras benéficas propriedades nutricionais, graças aos fermentos lácteos, como o Lactobacillus bulgaricus e o Streptococcus termophilus, aos quais se

Relacionados