082998870760

812 palavras 4 páginas
“O que é esclarecimento?” Para Kant, esclarecimento é à saída do homem de sua menoridade. Menoridade é a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo. E o culpado dessa menoridade é o próprio indivíduo. Mas na falta de decisão e coragem de servir-se de si mesmo o homem acaba se tornando o próprio culpado dessa menoridade. Ex; Se achar mais fraco, porque o outro é maior do que você. Immanuel confirma que em algum momento da vida ocorra uma situação de menoridade do individuo, geralmente isso pode ocorrer por comodismo ou por oportunismo, medo ou preguiça. Mas o que não pode acontecer é que o indivíduo fique na menoridade no decorrer da vida, negando esses processos a si e aos outros.
Pode-se dizer que a menoridade é natural, já que ninguém nasce perfeito, pode confundir com imaturidade. Kant critica autoridades, como alguns religiosos que, através do medo ou do constrangimento, mantêm seus sujeitos em menoridade
(aproveitando dos que sofrem com esse problema) quando já teriam condições intelectuais de não sê-lo, e ironiza aqueles sujeitos que vivem uma situação de menoridade imposta a si própria (sempre se achando que não são capazes de nada).

A preguiça e a covardia são as causas pelas quais uma grande parte dos homens, depois que a natureza os dar muito os libertou de uma direção estranha, continuem, no entanto de bom grado menores durante toda a vida. São também as causas que explicam porque é tão fácil que os outros se constituam em função deles. É tão cômodo ser menor. “Não tenho necessidade de pensar, quando posso simplesmente pagar; outros se encarregarão em meu lugar dos negócios desagradáveis”. A preguiça faz com que deixamos de fazer nossos afazeres e chegamos até o ponto de pagar para pessoas fazerem nossas necessidades.

Pensamos: “É cômodo ser menor!”. Alguns relatos servem de condição para um pensamento de menoridade. Uma história que possa pensar pelo indivíduo ou um pastor

Relacionados