082615

1786 palavras 8 páginas
Estudantes adultos, na maioria desempregados. Muitos deles, distantes da terra natal e com anos de experiência no mercado de trabalho não especializado. Em comum, a vontade de recuperar o tempo perdido nos estudos, interrompidos pela necessidade de trabalhar. Era esse o perfil da turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) para a qual lecionava em 2003 o Professor Nota 10 Ricardo César, do Centro Educacional dos Pimentas, em Guarulhos, São Paulo.

Não por acaso, as primeiras aulas de César foram exatamente sobre trabalho e emprego. Os conceitos, que guardam estreita relação, muitas vezes são confundidos. Trabalho é qualquer transformação que o ser humano faz na natureza, com um determinado fim. Emprego é uma relação estável, mais ou menos duradoura, entre quem detém os meios de produção e quem produz. Apresentado assim, o tema parece árido, à primeira vista. Mas para quem tem a chance de compartilhar a própria trajetória profissional com o professor e os colegas de classe, como fizeram os alunos de César, ele se torna claro e ganha mais sentido.

•Tudo sobre Alfabetização

•Especial Leitura

•Especial Leitura Literária

•Especial EJA

Plano de aula Vínculo é chave contra evasão

Objetivos
César levou os alunos a compreender a diferença entre trabalho e emprego e a importância da atividade produtiva na sociedade. Mostrou a eles que o problema do desemprego não é pessoal, mas histórico. E deu a cada estudante condições para interpretar as informações divulgadas pela mídia e relacioná-las com a globalização econômica. Além disso incentivou a expressão de idéias por meio de debates e da escrita individual e coletiva. Por fim, organizou um levantamento de dados socioeconômicos do bairro, com pesquisas de campo.

Em média, apenas 30% dos alunos de EJA não se evadem, segundo o Ministério da Educação. Na turma do professor César, dos 25 que iniciaram o curso, 20 concluíram, ou seja, 80%. O sucesso de audiência se deve à criação de um vínculo entre

Relacionados

  • 1Relat rio Mural
    92976 palavras | 372 páginas