081500340434

2419 palavras 10 páginas
Análise do Texto “Os filmes da Disney são bons para seus filhos?”.
O texto de Giroux (2004), nos faz um alerta em relação aos filmes da Disney, e como eles têm influenciado na vida das pessoas. Estes filmes não se tratam meramente de filmes de simples diversão, pois possuem enumeras mensagens por trás deles.
Mas de certa forma não se pode ‘bater de frente’ com o ‘lugar mais feliz da Terra’ (Disney), que tem sua imagem como ícone de cultura americana, forçando esta ideia em cada aspecto da vida social, em nossas crianças esta influência ocorre através dos filmes que querem passar a ideia “[...] que constroem um mundo inocente de infância de sonhos onde as crianças progressivamente encontram um lugar para se situar nas suas vidas emocionais...” (GIROUX, 2004, p.90), alem de todos os outros meios de comunicação e visuais públicos, que incentivam desde muito cedo ao consumismo.
O texto também nos trás dados do desejo da Disney em produzir protótipos de escolas-modelos, famílias, comunidades, tudo espelhado culturalmente no passado, sendo que estes ideais já estão sendo espelhados por cidades: “Houston modelou o monotrilho do seu aeroporto baseado no da Disneylândia. Cidades em toda parte da América se apropriaram de um pouco de nostalgia imitando arquitetura vitoriana da Main Street USA da Disneylândia”. (GIROUX, 2004, p.92) Isto nos mostra o tamanho da influência que a Disney já possui nas cidades americanas.
O autor ainda diz que os pais e os professores deveriam de entender como estes filmes influência nossas crianças, alem de trazer um debate sobre os filmes com dois pontos de vista, a Disney como “uma reacionária ideológica que promove enganosamente uma visão do mundo conservadora sob um disfarce de entretenimento” ( GIROUX, 2004,p.94), ou como uma fonte de prazer e alegria para as nossas crianças.
Giroux ainda nos alerta que este debate não possui respostas fáceis, mas há uma importância em analisarmos estes filmes fora do pensamento de entretenimento e

Relacionados