080767190426

6528 palavras 27 páginas
PROJETO DE ENSINO
I – IDENTIFICAÇÃO:
a) Título do projeto: Geometria: conhecendo e aplicando formas geométricas planas.
b) Identificação da equipe de trabalho, com a função e a carga horária prevista:
Diretora: Mara Lemos
Estagiário: Lucena de Liz Chagas Schlumpf.
Supervisora: Cleuza Machado
Orientador: Ismael Silvestre Maidana
Coorientador: Cleuza Machado
c) Especificação do(s) Departamento(s) e Unidade(s) envolvidos:
Colégio Estadual Professor Antonio Lemos de Araújo
d) Período de execução: de 07/10 a 25/11/2014
II – ESTRUTURA:
a) Considerações iniciais:
“O educador é peça chave. Ele transmitira os valores, as motivações, as estratégias. Ajudara a interpretar a vida. Nos educadores, estamos mais em jogo do que a criança e os jovens. Se não formos capazes de ensinar, será impossível aprender” (Feurstein)
A realização deste projeto partiu da verificação de que a maioria dos alunos, principalmente do Ensino Médio, não gostam da disciplina de Matemática e, neste caso se coloca em evidência, a Geometria. Acreditamos que isto acontece devido o oferecimento de um ensino abstrato, descontextualizado a realidade do aluno. Em relação à geometria, as dificuldades estão relacionadas à classificação das figuras geométricas planas e espaciais, no não reconhecimento dos sólidos em suas diferentes posições, na confusão no momento de utilizar fórmulas de área, perímetro, ângulo e,em alguns casos , não utilizam régua, compasso ou esquadro e assim, não conseguem fazer a relação entre as formas geométricas no cotidiano com o que é ensinado nas escolas.
Sendo um conteúdo importante que envolve diversos conteúdos da área de matemática, que colabora para a compreensão das outras disciplinas e da vida cotidiana, faz se necessário uma proposta que possibilite amenizar essas deficiências.
Assim, esse projeto intitulado “Geometria: conhecendo e trabalhando com formas geométricas”, será trabalhada a geometria plana, não para a memorização de cálculos, fórmulas e

Relacionados