080493760795

724 palavras 3 páginas
TRABALHO: IMPORTANCIA DA OUTOMAÇÃO PNEUMATICA NA INDUSTRIA
DISCIPLINA: SISTEMAS HIDRÁULICOS E PNEUMÁTICOS
PROFESSOR: FABIO MENDES
NOME: GILDERLAN LIMA

A área de Automação Pneumática, hoje responsável pela maioria dos comandos, utilizados em Robótica, Processos Industriais, Malhas de Instrumentação, etc., é o tema principal deste artigo.
Atualmente, podemos afirmar que seria quase impossível projetar qualquer sistema de Automação sem recorremos aos recursos da eletrônica. Presente em todos os sistemas que necessitam de:

• confiabilidade;
• segurança operacional;
• rapidez na geração dos sinais de comando, gerando produtividade, produtos seriados com a qualidade assegurada, e consequentemente redução de custos, no produto terminado.
As aplicações da Automação, seja ela Pneumática, Hidráulica ou qualquer outra forma que dependa dos comandos da Mecatrônica (Mecânico + Eletrônica) estão presentes nas grandes, médias ou pequenas empresas, com ampla gama de contribuições.
Hoje, os componentes de campo, tais como; sensores, transmissores de pressão, de temperatura, válvulas solenoides, sinalizadores, alarmes, lâmpadas, etc., e sem deixar de mencionar, os Controladores Lógicos Programáveis (CLP's), superam suas próprias perspectivas.
E na área da Automação Pneumática, podemos elaborar dispositivos sem a ajuda da Eletrônica? Sim, só que não podemos contar com a confiabilidade operacional destes equipamentos, pois seus recursos de aplicação são limitados.
INSTALAR A MÁQUINA
Se o instalador possuir alguns conhecimentos em Automação Pneumática, suas primeiras providências serão:
• Verificar o local da instalação;
• Se existe neste local, ponto de ar comprimido, caso contrário, instalar dentro das especificações e das normas técnicas exigidas pelo fabricante, componentes "confiáveis", pois este será mais um dos acessórios responsáveis pelo bom andamento dos equipamentos;
• Ler as especificações técnica do manual, quanto: a pressão de

Relacionados