07Cap2 Rev

1403 palavras 6 páginas
CAPÍTULO 2
CONCEITOS BÁSICOS

2.1 - O PROBLEMA LOGÍSTICO
Da definição de logística deduz-se que qualquer problema logístico pode ser resumido na necessidade de proporcionar às forças os recursos requeridos, em determinadas circunstâncias. Além disso, os recursos proporcionados devem ser os necessários em quantidade e qualidade, providos no tempo e lugar adequados, de modo a satisfazer às exigências contidas nos planos de operações.
Dessa forma, conclui-se que a cada problema logístico deve corresponder um plano, o qual definirá as necessidades da força, em termos de recursos.
O problema logístico operativo pode ser enunciado da seguinte forma: “- proporcionar os meios ou os recursos, de toda a natureza, necessários às forças, na quantidade, qualidade, momento e lugar adequados e nas circunstâncias impostas por um plano de operações”.
Para resolver o problema logístico será preciso realizar um esforço, inicialmente, para definir a sua solução e, em seguida, executá-la. A esse esforço, denominamos “esforço logístico".
2.2 - O ESFORÇO LOGÍSTICO
O esforço logístico para solucionar um problema logístico é desenvolvido em todos os níveis e tem como participantes:
- o Comando ou a Direção, que determina o modo de resolver o problema;
- as Funções Logísticas, as quais formam um conjunto de ações correlatas que concorrem para a solução do problema; e
- o Ciclo Logístico, constituído pela ordenação das ações que serão desenvolvidas, englobando uma ou mais funções.
2.3 - FUNÇÕES LOGÍSTICAS
Como o problema logístico e o esforço logístico contêm aspectos diversos, por envolverem todas as necessidades dos clientes, é mister agrupar estes aspectos em funções bem definidas que estabeleçam um propósito comum. Desta forma, entende-se Função Logística como a reunião, sob uma única designação, de um conjunto de atividades logísticas afins, correlatas ou de mesma natureza.

São funções logísticas:
RECURSOS HUMANOS;
SAÚDE;
SUPRIMENTO;
MANUTENÇÃO;
ENGENHARIA;
TRANSPORTE; e
SALVAMENTO.

Relacionados