07989402070

3317 palavras 14 páginas
INSPIRAÇÃO BÍBLICA

CAPÍTULO I
1) Que é inspiração bíblica? Como se distingue de revelação?
Resposta:
Inspiração bíblica – É a iluminação da mente humana, que capacita o autor (humano), para que com sua cultura religiosa e profana, possa levar a todos uma mensagem, conforme os desejos de Deus. Revelação – É a divulgação de um fato inédito, declaração, confidência de uma nova informação. Deus capacita o autor humano a escrever a sua mensagem, depois capacita homens de anunciadores, desta mensagem os profetas.
2) A inspiração bíblica se estende a todos os temas da Bíblia? E a todas as palavras? Explique:
Resposta:
A inspiração bíblica se estende a todos os temas da Bíblia – A Bíblia afirma ser inspirada por Deus. Isto pode não significar muito para quem não acredita nela, mas é uma afirmação importante. O fato de a Bíblia afirmar ser inspirada já a coloca numa categoria destacada perante outros livros. Logicamente, sua afirmação precisa ser verificada de alguma forma, todos os livros que se dizem divinos. Conforme narração de 2Pedro 1, 20-21.
20Antes de tudo, sabei que nenhuma profecia da Escritura é de interpretação pessoal. 21Porque jamais uma profecia foi proferida por efeito de uma vontade humana. Homens inspirados pelo Espírito Santo falaram da parte de Deus. A inspiração bíblica se estende a todos as palavras - Se levarmos em consideração, o que nos narra o versículo 16 de 2Tim 3, “Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça”.

3) Que é gênero literário? E quais as normas de interpretação dos gêneros literários?
Resposta:
Gênero literário – É o conjunto de regras de estilo. Vocabulário disponível a um assunto, habitualmente usado para abordar um assunto, uma história, um tema. As normas de interpretação dos gêneros literários – Primeiro devemos conhecer qual é o estilo e o gênero literário. Ex: saber distinguir entre o que é uma crônica e ou, uma composição

Relacionados