079538910663

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1269 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A associação de hábitos, conceitos e crenças são fatores que caracterizam os indivíduos. Cultura, religião, economia, aparência física, etnia, entre outros, são aspectos que constituem a diversidade humana e precisam ser aceitos para se viver em sociedade.
A diversidade humana na atualidade tem merecido a atenção da mídia, da psicologia, do direito e da educação. Para os autores depsicologia, não há como valorizar a diversidade se não estiver interação, processo que se dá através da comunicação. É a relação entre os sujeitos, que exige a participação de pessoas diferentes.
E comum ouvirmos falar em bullying (agressões verbais e físicas dentro da escola), isso ocorre pela não aceitação das diferenças. Precisamos criar práticas para minimizar esses casos e contribuir com avalorização das virtudes individuais.
Devemos criar meios para que essas diferenças culturais, físicas, psicológicas e principalmente de conhecimentos sejam vistas como uma riqueza. Para que isso aconteça devemos possibilitar o amplo conhecimento.
A escola tem o papel fundamental de ensinar ao indivíduo os primeiros princípios de cidadania, desenvolver suas habilidades intelectuais, cognitivas,a socialização, conviver em grupo e lidar com as diferenças individuais.
Neste meio, o pedagogo tem papel fundamental, já que o processo educacional pode alcançar melhores resultados quando há estratégias e veículos adequados para a participação em massa do público.
Sob esta perspectiva, este trabalho apresenta uma análise da diversidade humana, da dificuldade na interação e do papel daescola, mais especificamente do pedagogo na formação do indivíduo. As entrevistas foram realizadas na Colégio Estadual Ary Borba Carneiro, localizado na Rua João Correia dos Santos, s/n, no Bairro Jardim Bela Vista em Cândido de Abreu, PR, que é formado por 1220 alunos.
Todos nós, apesar de possuirmos características distintas, somos peças fundamentais para a construção do “todo” da família, daescola ou da sociedade. Assim, a escola, junto aos pedagogos têm a tarefa de auxiliar no conhecimento e valorização das diversas partes do todo diante da diversidade humana na escola.

A FUNÇÃO DO PEDAGOGO
O pedagogo precisa sair da faculdade capaz de efetivar o trabalho coletivo na escola, promover a integração das competências de todos, contribuindo para o crescimento e a profissionalização doseducadores, despertando, em cada profissional, o desejo de atuar de forma diferente, conferindo-lhe ânimo para romper com a rotina cansativa que apaga a alegria de aprender da maioria dos alunos, construindo uma equipe de trabalho eficiente e uma escola de vanguarda. Desde sua origem, o pedagogo é aquele que ensina, e sabe empregar a pedagogia. Espera-se que saiba como ensinar e como mobilizar asdiferentes áreas do conhecimento, para fazer educação com qualidade. Deve responsabilizar-se, com o professor, pelo pleno desenvolvimento das potencialidades do educando, conforme determina a legislação vigente. Seu objeto de ação é o desempenho docente, do ponto de vista das competências básicas do professor, na operacionalização do projeto político-pedagógico da escola em que atua.Cabe aopedagogo exercer a liderança do sistema educacional, seja na gestão do ensino, na supervisão ou na coordenação pedagógica.

DAS ENTREVISTAS
Na escola em que fizemos as entrevistas, falamos especificamente das diferenças existentes no espaço escolar, mais especificamente ainda sobre a forma e a dificuldade de comunicação dos alunos. Sabemos que a heterogeneidade existe, mas através dos relatospercebemos que é fato a dificuldade dos alunos em relação às diferenças e ao preconceito.
Segundo a aluna entrevistada, há alunos que agem com certa “auto-exclusão”, por se acharem diferentes dos outros ou mesmo inferiores na forma de falar, ou até mesmo em determinados assuntos, como por exemplo a tecnologia, que ainda não está acessível a todos. A discente coloca que para ela cada um fala da forma...
tracking img