078974561

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2471 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Lição 01 - O Pecado e Suas Conseqüências

1 - Introdução 
Ao criar o universo, Deus o fez debaixo de princípios espirituais eternos regidos por Ele mesmo. Estes princípios são invioláveis, pois Ele é justo e bondoso. Deus colocou limites entre o céu e a terra, estrelas e estrelas, sol e lua, planetas e planetas, continentes e países, departamentos e estados. Existe uma fronteira entre o homeme Deus: o nosso pecado fez separação entre Deus e o homem (Is. 59:2). Essa fronteira só é removida pela obra da cruz (Gl 3:13). 
Passo a passo entenderemos os propósitos eternos de Deus e o seu desejo de que este homem tenha um ENCONTRO com Ele (1 Tm 2:4). 
- Todo pecador precisa se arrepender (At 3:19). Este é o propósito de Deus (Rm 3:23). Não há exceções, todos pecaram e o salário do pecado éa morte (Rm 6-23). 
Peça aos discípulos para repetirem esta frase: "Todo honrem é pecador e precisa de arrependimento. Eu sou pecador e preciso de arrependimento. " 
- Tudo no mundo natural tem origem no mundo espiritual. Como entrou o pecado no mundo? Através da quebra dos princípios divinos, da renúncia ao governo de Deus. Isto abriu a brecha para que o pecado reinasse e desse frutos. Agoraestamos distante da glória de Deus (Rm. 3:23). Este pecado se chama rebelião, insubmissão. É uma herança maligna de Satanás, que se insurgiu contra Deus, usando um agente no plano físico (Adão) para quebrar um princípio espiritual. Assim sendo, a recompensa do pecado é a morte eterna, separação total de Deus. 
- O pecado entrou por um homem: Adão. Ele deveria dar cobertura para Eva, mas foinegligente. Quando se fala em Adão deve-se generalizar para homens e mulheres. Esta palavra também está relacionada a casal, pois são uma só carne (Gn 2-24). 
Qual o plano de Deus para as nossas vidas? Por que Jesus Cristo morreu e ressuscitou? 
• O plano é trazer para nós a Sua vida, trazer restauração. "Ele é o primogênito entre os irmãos". 
• Jesus ressuscitou para restaurar a minha vida. 
• Todoaquele que conhece o plano do último Adão não vive no pecado; o pecado não tem domínio sobre si (Rm. 6:14). 
• Não estou debaixo da lei, não sou mais escravo do pecado. 
• Jesus Cristo é o Senhor da minha vida e Ele é real para mim. 
Conclusão 
• Temos a herança do pecado e, sem Jesus, estamos destituídos da glória de Deus. 
• Somos pecadores. Se negarmos isto, vamos atrair maldição(espírito de engano) e dizer que Deus mentiu (1 Jo 1:10). Só Jesus nos liberta do pecado. Devo reconhecer que sou pecador (Rm. 3:23) e, como tal, confessar os pecados. 
• A semente de Deus estando em mim, já não posso viver na prática do pecado, pois amo a Deus (1 Jo. 3:9). 
• Pela redenção do último Adão somos perdoados. Se pecarmos temos um advogado (1 Jo. 2:1). 
Peça que os participantes oremconfessando 1 Jo 1:5-9.

Lição 02 - O Primeiro Adão e o Último Adão: Morte e Ressurreição

Texto: 1 Coríntios 15:22 
1. Influência do primeiro e do último Adão sobre mim 
1.1 - Primeiro Adão 
Rm 5:12 - Todos fomos feitos pecadores por causa de Adão. 
Rm 5:14 - Por causa de uma transgressão de um homem, todos conhecemos a morte. 
A princípio parece injustiça o fato de a morte reinar mesmo sobreaqueles que não pecaram à semelhança de Adão. Adão é colocado como nosso Pai, significando uma categoria de parentesco que a ninguém é dado o direito de escolha. A expressão paulina: "em Adão todos morrem" (1 Co 15:22a) refere-se, então, a 100% da humanidade: todos fomos feitos pecadores e por isso todos experimentamos a morte. 
1.2 - Último Adão 
(Ler 1 Coríntios 15:45 e Romanos 5-18b.) 
O queparecia injustiça (um único ato de Adão nos trazer a morte), reveste-se na maior misericórdia, quando o juiz maior se satisfaz com também apenas um ato de um só homem, Jesus, para dar opção de vida a todos. 
Agora colocamos Jesus, último Adão, não como nosso Pai, mas como nosso marido, significando uma categoria de parentesco que a todos Deus dá o direito de escolher (Nm 36:6). Então, a...
tracking img