078873010809

824 palavras 4 páginas
ESTRUTURAS DE MERCADO
Concorrência perfeita- é uma situação de mercado na qual o numero de compradores e vendedores é tão grande que nenhum deles, agindo individualmente consegue afetar o preço. Além disso, os produtos de todas as empresas no mercado são homogêneos.
Hipóteses básicas do modelo de concorrência perfeita: Para simplificar, suponhamos que o mercado de um produto qualquer seja composto, pelo lado da oferta, por 1.000 firmas, cada qual produzindo 2.000 toneladas desse bem, totalizando a oferta conjunta de 2 milhões de toneladas. Suponhamos ainda que, pelo lado da procura, existam 10.000 compradores, cada qual adquirindo 200 kg desse produto. Se uma das firmas resolvesse dobrar sua produção, a oferta total aumentaria apenas 0,10%, o que não seria bastante para exercer impactos sobre o preço de mercado.
Isso evidencia o fato de que compradores e vendedores, isoladamente, são incapazes de exercer influência sobre preço do que esta sendo comprado ou vendido.
Os produtos são homogêneos: Em um mercado de concorrência perfeita, os produtos colocados o mercado pelas firmas são homogêneos, ou seja, são perfeitos substituídos entre si.
Livre entrada e saída de firmas: Existem barreiras legais e econômicas tanto para a entrada quanto para a saída de firmas no mercado. Se tal controle ocorrer, a concorrência estará limitada e o mercado não será perfeitamente competitivo.
Transparência no mercado: Esta hipótese garante tanto aos compradores quanto aos vendedores terem informação perfeita sobre o mercado: ambos conhecem a qualidade do produto e seu preço vigente.
Monopólio: é uma situação de mercado em que existe um só produtor de um bem ou serviço que não tenha substituto próximo. Devido a isso, o monopolista exerce grande influência na determinação do preço a ser cobrado pelo produto. Isso significa que o monopolista tem a capacidade de escolher o preço do
Hipóteses básica:
Um determinado produto é suprido por uma única firma:
Uma única firma

Relacionados